Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E SAÚDE

Projeto DAS Itinerante chegará ao interior ainda neste semestre

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/02/2019 20h15

Atendimentos de saúde física e mental, e uma ação de cidadania para emissão de documentos de identidade, beneficiaram servidores públicos da Seccional de Polícia Civil no bairro do Comércio, em Belém, nesta quarta-feira (20). A ação, promovida pela Polícia Civil, por meio da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS) e Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), integra o Projeto DAS Itinerante, que visa levar a prevenção de doenças ao local de trabalho de policiais civis e servidores administrativos da capital e interior do Estado.

Pela primeira vez, o projeto ofereceu a emissão de carteiras de identidade para servidores públicos e familiares. As ações do projeto também serão levadas aos policiais civis do interior.

O "DAS Itinerante" é realizado toda quarta-feira, das 8 às 17 horas. Na próxima quarta-feira (27), as ações do projeto chegarão à sede da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), na Avenida João Paulo II, entre as travessas da Estrela e Timbó, bairro do Marco, em Belém.

Serviços - A equipe da Diretoria de Atendimento ao Servidor esteve, ao longo desta quarta-feira, no auditório da Seccional do Comércio, na Rua Avertano Rocha, bairro da Cidade Velha, na capital paraense. Foram oferecidos testes de hepatites B e C, glicose e colesterol; verificação de pressão arterial; consulta com clínico geral; fisioterapia; serviço social; atendimento psicológico e de fonoaudiologia, além de orientações sobre saúde odontológica. 

O projeto foi iniciado no último dia 5, quando a DAS levou atendimentos à Seccional de Polícia Civil do bairro de São Brás, em Belém. Segundo a delegada Socorro Bezerra, diretora da DAS, o projeto será levado a todas as delegacias e seccionais de Belém e demais municípios da Região Metropolitana, e ainda neste semestre o “DAS Itinerante” vai levar os serviços aos policiais civis e servidores administrativos do interior do Estado.

De acordo com Cristina Rocha, titular da Assessoria de Relações Interinstitucionais , serão oferecidas 30 emissões de carteira de identidade em todas as ações de cidadania realizadas durante o projeto. O serviço atenderá os policiais civis e administrativos, e ainda seus dependentes. Cristina Rocha informou ainda que é preciso apresentar, para emissão dos documentos, duas fotos iguais e atuais 3 x 4; comprovante de endereço e certidão de nascimento ou de casamento original. Pode apresentar ainda o CPF, caso queira incluir o número do documento na carteira de identidade.

Aos 64 anos, o investigador Daniel da Gama Lobo, que atua como chefe de Operações da Seccional, aprovou a iniciativa. "Sempre que tem ações como essa, procuro cuidar da minha saúde e busco sempre a prevenção", disse o policial civil.

Para a investigadora Vânia Pampolha, que fez teste de glicose, verificou a pressão arterial e aproveitou os serviços de psicologia e saúde bucal, "o atendimento é muito bom. Eu sempre fui muito bem atendida. Os profissionais são muitos atenciosos. É muito importante ter sempre esse olhar acolhedor com a gente".