Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRESERVAÇÃO

Segup e ICMBio vão combater extração irregular de madeira e minérios

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/02/2019 20h55

Segup e ICMBio vão combater extração irregular de madeira e minériosNa manhã desta terça-feira (19), representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se reuniram em Brasília (Distrito Federal) para tratar de um acordo de cooperação técnica, que tem como objetivo o apoio dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Sieds) ao combate a crimes ambientais nas Unidades de Conservação no Pará.

A reunião teve como finalidade a elaboração de um Plano de Trabalho para o desenvolvimento das ações que visam coibir atividades criminosas, garantindo a preservação desses espaços ao longo de 2019. De acordo com dados do ICMBio, cerca de 94% dos desmatamentos nas Unidades de Conservação da Amazônia estão no Pará, no biênio 2017/2018.

O cronograma do Plano de Trabalho já inicia em março deste ano e prossegue até fevereiro de 2020. Serão 12 meses de atividades que incluem, por exemplo, a capacitação dos agentes de segurança do Estado em cursos oferecidos pela academia do ICMBio, em São Paulo (SP), na área de policiamento ambiental, e a elaboração de um plano de captação de recursos no Fundo Amazônia.

“Nós não podemos fechar os olhos para os crimes ambientais que estão devastando o Pará, como a extração de madeira e minério dentro das unidades de conservação, por exemplo. Por isso, vamos atuar juntos na fiscalização e no policiamento”, ressaltou o chefe do Núcleo de Planejamento Operacional da Segup, tenente-coronel Mascarenhas.

Também participaram do encontro o coordenador da Consultoria Jurídica da Segup, Márcio Camelo; o titular do Comando de Policiamento Ambiental da PM, coronel Marinho; a chefe da Divisão de Operacionalização da Proteção Ambiental do ICMBio, Ângela Garda, e o coordenador da 3ª Regional do ICMBio, Carlos Pinheiro.