Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEJUDH

Abertas inscrições para seminário gratuito sobre feminicídio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/02/2019 16h17

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SejuDH) está com inscrições abertas para o seminário “Feminicídio e outras violências: conhecer para se proteger!”. A programação ocorre no próximo dia 1º, como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, oficializado no dia 8 de março.

As palestras marcam a abertura oficial do mês dedicado, exclusivamente, a mobilizar e envolver os 144 municípios na causa em favor da população feminina. Na pauta estão ações educativas voltadas para debater o feminicídio em seus aspectos socioculturais e jurídicos, como explicou Ana Cristina Marques, servidora da SejuDH responsável pela execução técnica da programação.

A iniciativa é da Coordenadoria de Integração de Políticas para Mulheres (CIPM), vinculada à SejuDH, e realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública, Polícia Militar, Secretarias de Estado de Educação e de Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público Estadual e Fundação Pro Paz.

Serviço – O evento será realizado no auditório Agnano Monteiro Lopes, no Fórum Cível de Belém, das 8h às 12h.  Interessados em participar devem se inscrever até o próximo dia 20, no site https://www.even3.com.br/campanha08demarco, em que também podem ser encontradas maiores informações sobre o evento.

Rede – Durante o mês de março, os órgãos colaboradores da campanha irão promover ações de apoio a esta população e enfrentamento a práticas criminsas contra as mulheres. Para alinhamento das programações, foi realizada uma reunião no último dia 12 com os representantes de cada órgão que compõe a rede.

Na ocasião, ficou acordado que o tema será feminicídio e, entre as ações da rede, a Delegacia de Atendimento aos Grupos Vulneráveis – DAV/PC disponibilizará atendimento especifico por quatro dias, ainda a definir, com abertura de 700 inquéritos.

 “A violência não se inicia com o acometimento do feminicídio, mas sim com injúria, ameaças e lesões corporais. Nosso intuito é incentivar essa mulher a procurar a delegacia, registrar ocorrência, enquanto essa agressão é considerada leve, para que no futuro ela não seja vítima do feminicídio”, afirmou a delegada e diretora da DAV/PC, Priscila Morgado.

A primeira reunião da rede fomentou, ainda, a interação entre as entidades participantes da campanha para levar aos municípios propostas de enfrentamento, pontuou Ana Cristina.