Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Internas da Susipe ajudam a limpar e revitalizar praças e ruas de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/01/2015 16h37

Desde a semana passada um grupo formado por 10 internas do Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, faz a limpeza e revitalização de canteiros arborizados e de algumas praças de Belém. Na manhã desta quarta-feira (14), elas fizeram a manutenção dos canteiros da Avenida Visconde de Souza Franco e Praça do Mascate, no bairro Umarizal.“Temos uma extensa agenda de lugares para fazer esse trabalho. Na semana passada estivemos no Ver-o-Peso, e até o final de janeiro vamos fazer a limpeza de outros locais em Belém. Além da manutenção, elas também trabalham com a revitalização, que é o plantio de plantas ou flores”, informou o técnico agrícola Jackson Costa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que acompanha e orienta o grupo durante o trabalho.

A ação faz parte do projeto “Sementes”, resultado de um convênio entre a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), cujo objetivo é a contratação da mão de obra carcerária para a limpeza e manutenção de praças da capital.

O projeto é uma oportunidade de trabalho que Sandra Lopes, 38 anos, aproveitou. Presa há mais de um ano por tráfico de drogas, ela já cumpre pena no regime semiaberto e pediu para fazer parte do projeto. “Eu sempre trabalhei com minha mãe vendendo lanche na porta de casa. Estou trabalhando há três meses, e agora comecei a dar o real valor à liberdade e ao trabalho. Estou perto de conseguir a liberdade e gostaria muito de continuar trabalhando para a Prefeitura, embelezando a nossa cidade”, contou.

Natural do município de Mocajuba, na Região Tocantins, Marília Veloso, 53 anos, está há cinco meses cumprindo pena no CRF, também por envolvimento com tráfico. Acostumada na roça com os filhos, ela disse que o trabalho nas praças tem sido gratificante, pois não havia estado em tantos lugares em Belém. “Eu já conhecia a capital, mas desde que entrei no projeto, em outubro do ano passado, visitei muitos lugares bonitos e tive a chance de ver a cidade de um jeito diferente. A capital é muito bonita, e me dedico para deixá-la ainda mais bela para quem mora aqui”, disse Marília.

O projeto, que completa um ano em janeiro, beneficia atualmente 27 internos, que trabalham de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 h, em serviços como roçagem, limpeza dos canteiros, plantio de mudas, paisagismo, poda de arbustos e adubação. Tudo é acompanhado por agentes prisionais e técnicos da Semma. Os detentos são remunerados com três quartos do salário mínimo e recebem o benefício da remição de pena, que consiste na redução de um dia de prisão a cada três dias trabalhados.