Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Fundação Cultural do Pará apresenta resultado do projeto Dingbatuques

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/01/2015 11h33

A Fundação Cultural do Pará apresenta neste domingo (18) o resultado do Edital de Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística de 2014, o qual visa fomentar a cultura paraense. O projeto “Dingbatuques”, desenvolvido pelo especialista em design ecológico Maécio Monteiro, faz o lançamento do site e da exposição no espaço cultural Coisa de Negro, em Icoaraci, a partir das 16h, quando o autor do estudo fará um relato de experiências. A entrada é gratuita.

O projeto “Dingbatuques” apresenta mais de 100 desenhos monocromáticos, que foram inspirados no universo do carimbó típico da região do Salgado do Estado. A bolsa permitiu que o ativista cultural e comunicador viajasse até os municípios de Marapanim, Salinópolis e Santarém Novo para fazer pesquisas bibliográficas. O autor identificou os grafismos, instrumentos, expressões, movimentos e indumentárias características do carimbó praieiro. Após as buscas, os desenhos foram transformados em dingbats – nome que se dá a fontes de computador que usam desenhos no lugar de letras.

A fonte estará disponível gratuitamente no site do projeto. Durante o lançamento, os participantes vão poder conhecer e experimentar os dingbatuques Zimba, nome com o qual o autor batizou os caracteres, usando técnicas de serigrafia, lambe-lambe e carimbo.