Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto “¼ de Arte” levará ao teatro o carnarimbó do grupo Novos Canarinhos de Marapanim

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/02/2015 16h34

Difundir e fomentar os variados tipos de manifestações artísticas é o principal objetivo da Fundação Cultural do Pará (FCP), que promove o projeto “¼ de Arte” toda quarta-feira, levando ao palco do Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, um artista paraense. O primeiro evento do projeto em fevereiro, no próximo dia 4, é o show “carnarimbó”, do Grupo Novos Canarinhos de Marapanim (município do nordeste paraense), que se apresentará a partir das 20 horas.

O grupo, com mais de 10 anos de atuação, vai misturar ao público o carimbó tradicional com o carnaval de Belém, unindo batuque e marchinhas. Tendo à frente o músico Eber Costa, o grupo propaga a cultura e os ritmos paraenses. “Já gravamos três discos, e pela primeira teremos a oportunidade de apresentar o nosso ‘carnarimbó’ em Belém, graças ao projeto ‘¼ de Arte’. Vamos fazer um grande arrastão”, garantiu Eber Costa. “Misturamos o carimbó raiz com a sintonia do Carnaval através dos enredos, e a nossa principal proposta é puxar os amantes do regionalismo para este novo tipo de baile carnavalesco”, acrescentou. O músico aposta no sucesso da apresentação, e convida o público a participar da festa "que faremos no palco do Schivasappa, dançando ao nosso som”.

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde setembro de 2014, o Carimbó, segundo o dicionário Aurélio, significa atabaque – instrumento musical feito com madeira, ou dança de roda típica do litoral paraense.

Os ingressos para o show serão vendidos na bilheteria do teatro e custam R$ 10,00, com meia-entrada para estudantes, mediante apresentação de carteira estudantil expedida por órgão competente ou pela secretaria da instituição de ensino. O valor será revestido para os artistas. Os interessados em adquirir os CDs do Grupo Novos Canarinhos de Marapanim podem procurar o estande, que funcionará durante o show.  Mais informações pelos fones (91) 3202-4315 e 3202-4391.

Serviço: Projeto ¼ de Arte apresenta grupo de carimbó Novos Canarinhos de Marapanim, no próximo dia 4, às 20 horas, no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur - Avenida Gentil Bittencourt, 650 (térreo da Fundação Cultural do Pará). Ingresso a R$ 10,00 e meia para estudantes.