Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Fundação Cultural do Pará oferece programação de carnaval

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/02/2015 16h48

Bateria das Crias do Curro Velho, banda Orlando Pereira e Pinduca são apenas algumas das atrações preparadas para o carnaval 2015 promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP). O primeiro fim de semana de folia começa neste sábado (7), com o tradicional desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho, a partir das 9h, com saída da Praça Brasil. Nos dias 13 e 14, haverá bailes públicos, incluindo um infantil.

Desfilam na Escola de Samba Crias do Curro Velho mais de 100 ritmistas, com idades entre 7 e 18 anos. Já na concentração, às 8h, os jovens afinam o samba-enredo “1615 – Belém de véspera”. O percurso começa na Avenida Senador Lemos e segue pela Travessa Djalma Dutra até o prédio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, no bairro do Telégrafo. Na chegada, haverá um grande baile infantil promovido pela escola de samba, com participação especial da Banda de Fanfarra Los Viegas.

Ao todo, mais de 500 crianças e jovens participam das oficinas de arte e ofício do Curro Velho. No período que antecede o carnaval, eles ensaiam nas alas que compõem a escola de samba, como bateria, comissão de frente, ala dos amigos e da juventude e passistas, entre outras.

Centur – A cidade retoma a folia nos bailes públicos que serão promovidos nos dias 13 e 14, na Praça do Povo (térreo do Centur), na Avenida Gentil Bittencourt. “Este é um carnaval pensado para dar segurança e conforto a quem deseja aproveitar a festa em família, além de fazer o resgate dos antigos carnavais, feitos de marchinhas, fantasias e muita alegria”, diz Walter Figueiredo, da Diretoria de Interação Cultural da FCP.

No primeiro dia, o evento se inicia às 19h e tem como atração principal a banda Orlando Pereira – segunda banda de bailes mais antiga em atividade no Brasil, com 70 anos de existência. Experiente, ela já fez a folia em diversos clubes sociais de Belém e se apresenta no carnaval 2015 com vasto repertório de marchinhas de carnaval e outros ritmos.

No dia 14, a programação divide-se para atender todas as idades. Das 17h às 20h, haverá o baile infantil, com a participação da bateria show Crias do Curro Velho, e a convidada especial da noite: banda Arte Show, tradicional do carnaval de Vigia, município do nordeste do Estado. Das 20h às 23h, a Praça do Povo passa a oferecer uma noite de folia com Pinduca e banda. Será o momento para dançar do siriá às marchinhas já conhecidas dos paraenses.

Programação:

Dia 7/02

Desfile da Escola de Samba Crias do Curro Velho

Concentração: Praça Brasil, a partir das 8h

Percurso: Avenida Senador Lemos, Travessa Djalma Dutra, Núcleo de Oficinas Curro Velho (Telégrafo).

Baile Infantil com Bateria Show e Banda de Fanfarra Los Viegas

Dia 13/02

Baile Público

Praça do Povo (térreo do Centur), às 19h

Banda Orlando Pereira

Dia 14/02

Baile Infantil

Praça do Povo (térreo do Centur), das 17h às 20h

Bateria show Crias do Curro Velho e banda Arte Show

Baile Público

Praça do Povo (térreo do Centur), das 20h às 23h

Pindura e banda