Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segurança nas Unidades Prisionais do Pará é reforçada para o Carnaval

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/02/2015 09h28

Em apoio à Operação Carnaval, realizada pelo Sistema de Segurança Pública do Estado, a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) reforçou, desde a sexta-feira (13), a segurança em todas as 41 unidades prisionais do Estado. Homens da Polícia Militar ficarão de prontidão nos complexos penitenciários de Santa Izabel e Marituba, onde há o maior número de unidades prisionais, e em algumas casas penais do interior.

O reforço policial nos presídios durante os períodos festivos já é uma ação de rotina efetuada pela Susipe. “Essa ação faz parte do plano da Secretaria de Segurança Pública, para que nessa época de maior festejo o folião possa aproveitar o carnaval com tranquilidade. O reforço da segurança e as revistas nas unidades prisionais são rotineiras e também ajudam a inibir a entrada de objetos proibidos nos presídios”, explica o superintendente da Susipe, André Cunha.

Mesmo com a medida preventiva que garante o reforço na segurança, as unidades prisionais não terão suas rotinas alteradas. “Os horários determinados pelas casas penais para a realização de visitas permanece o mesmo. Não haverá nenhuma alteração nesse sentido. Os familiares poderão visitar os internos, respeitando todos os procedimentos padrões já conhecidos”, afirma o diretor do Núcleo de Administração Penitenciária da Susipe, tenente coronel Williams Chagas.

Além do reforço policial e no número de agentes trabalhando, a Susipe também conta com uma equipe de plantão, 24 horas, todos os dias, no Núcleo Gestor de Monitoramento Eletrônico (NGME) para acompanhar a movimentação dos 410 internos que hoje são monitorados através de tornozeleiras eletrônicas. Os detentos que utilizam esse tipo de equipamento estão em prisão domiciliar, licença para tratamento de saúde ou possuem autorização judicial para cumprir pena fora das penitenciárias.

Todos os internos monitorados eletronicamente obedecem a regras impostas pela Justiça para deslocamento nas ruas e horários de permanência fora de suas residências. Caso algum detento descumpra as determinações ou tente romper a tornozeleira, os servidores da Susipe acionam imediatamente o Centro Integrado de Operações (Ciop), que através de rondas policiais buscam localizar o interno e encaminhá-lo até o NGME para averiguação ou para a delegacia mais próxima.

Operação Sentinela

Em preparação ao reforço na segurança durante o Carnaval, as unidades penais receberam, durante toda a semana, a Operação Sentinela. A ação é regularmente realizada, mas conta com uma atenção especial nos períodos de festa e feriados prolongados. “Esse é um procedimento de rotina, mas já é costume intensificarmos as ações na semana que antecede datas especiais”, explica o tenente coronel Williams Chagas.

Com o apoio da Polícia Militar, algumas casas penais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior passaram por uma minuciosa revista. Durante a operação foram encontrados itens irregulares como celulares, baterias de celulares, carregadores de celulares, fones de ouvido, “estoques” (arma branca de fabricação caseira), isqueiros, espelhos, além de drogas.

As substâncias aparentemente consideradas como drogas foram encaminhadas para perícia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC). Já os chips e telefones celulares seguiram para a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para extração dos dados e posterior investigação.

Após as revistas e apreensões dos equipamentos, os internos identificados como proprietários dos materiais foram autuados e cumprem medida disciplinar. Além disso, a Corregedoria da Susipe vai apurar, através de processo administrativo, a entrada dos materiais dentro das casas penais.

<