Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Crias do Curro Velho vão desfilar contra o trabalho infantil

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/02/2015 14h19

No próximo dia 1º de março, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho volta a se apresentar para o público de Belém. Desta vez, a escola participa da campanha do Combate ao Trabalho Infantil promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª região e outras instituições parceiras.

O desfile da escola de samba mirim vai contar com todos os componentes e alas. A saída será às 8h, da Escadinha da Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas. O cortejo segue pela Avenida Presidente Vargas em direção à Praça da República.

As crianças, jovens e adultos que participaram do desfile fizeram neste sábado, 21, um ensaio para a nova apresentação. “Convocamos todas as mais de 500 crianças e jovens que participaram do desfile no último dia 7 para um ensaio geral para o desfile do domingo, 1 de março. São crianças e jovens de alas como bateria, comissão de frente e ala da juventude. Todos vão participar da marcha contra o trabalho infantil”, diz o coordenador geral do carnaval das Crias do Curro Velho, Jorge Cunha.

A Fundação Cultural do Pará, por meio das Oficinas Curro Velho, que há mais de duas décadas desenvolve um trabalho social e cultural com as crianças e jovens da Vila da Barca e região metropolitana de Belém, apoia a campanha do TRT, que tem como tema “Dê um cartão vermelho ao trabalho infantil”.

Inscrições - De 2 a 11 de março estarão abertas as inscrições para o primeiro módulo de 2015 das oficinas de arte e ofício do Curro Velho, unidade da Fundação Cultural do Pará. Serão ofertadas oficinas nas áreas de artes visuais, audiovisual e linguagem corporal, sonora e verbal entre outras.

Segundo a diretora de Oficinas, Sandra Rebelo, são mais de 100 opções de cursos para crianças, jovens e adultos. “Serigrafia, pintura, desenho, fotografia, canto coral, teatro, circo, gravura. Diversas opções de arte e ofício estarão disponíveis a partir de março”, diz, informando que serão ofertadas oficinas de aprofundamento para jovens com idade a partir de 16 anos e que já participaram dos cursos de iniciação no Curro Velho. “As oficinas de aprofundamento formam agentes multiplicadores em diversas áreas, como serigrafia, cerâmica, design de produtos, lutheria, papel reciclado e cestaria, entre outros”, pontua.

As oficinas são ministradas no Núcleo de Oficinas, localizado no bairro do Telégrafo, no fim da Travessa Djalma Dutra, e na Casa da Linguagem, na Avenida Nazaré. São gratuitas para os alunos da rede pública de ensino, que devem apresentar declaração da escola. Estudantes de escolas particulares, universitários e comunidade em geral pagam uma taxa única de R$ 20.

Os cursos se iniciam no dia 12 de março e se encerram no dia 1 de abril. Mais informações sobre as oficinas estão no Facebook da Fundação Cultural do Pará, no site e pelos telefones (91) 3184-9100 ou 98895-1334.