Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Susipe realiza reformas no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/03/2015 09h29

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) iniciou, na semana passada, uma reforma estrutural no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPPI), localizado no Complexo Penitenciário de Santa Isabel. A revitalização tem o objetivo de reparar os danos causados pelos próprios internos da unidade prisional durante os motins do mês de fevereiro.

Desde o dia 1º de março, a Susipe iniciou o processo de recuperação da casa penal, que deve continuar pelas próximas semanas. Os oito pavilhões existentes no CRPPI receberão reformas nas paredes, grades, telhados, além de ajustes na fiação elétrica e instalação hidráulica. “Para realizar os reparos, a construtora MDS foi contratada, em caráter de emergência, e cerca de 10 homens trabalham de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, para que tudo fique pronto o mais rápido possível. O valor que será investido nas reformas ainda está sendo calculado. Já estamos fazendo o levantamento do que está destruído. As obras são emergenciais, pois precisamos retomar as atividades das unidades que foram depredadas”, explica Célia Monteiro, gerente da Divisão de Engenharia e Arquitetura (Dear) da Susipe.

Um pavilhão por vez recebe as melhorias e para isso os presos são remanejados gradativamente, dentro da própria unidade prisional, até que se complete a reforma e eles possam voltar para as suas celas e pavilhões de origem. A previsão é de que tudo esteja concluído dentro de 20 dias. “Esperamos poder alojar todos da melhor maneira possível, por isso o ritmo da recuperação do espaço está acelerado, queremos normalizar a rotina da unidade prisional o quanto antes”, afirma Alvino Dantas, diretor do CRPPI.

Na quinta-feira (5) os pavilhões quatro e cinco receberam telhados novos e passaram por reparos na rede elétrica. Durante todo o período de reforma, homens da Polícia Militar (PM) permanecerão dentro da casa penal para realizar a segurança e garantir a ordem. Após a revitalização do CRPPI, o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPPIII), também em Santa Isabel, e o Presídio Estadual Metropolitano III (PEMIII), em Marituba, também passarão por reformas.