Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Centur e Museu Goeldi sediam Terceiro Festival Pororoca de Contação de Histórias

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/03/2015 19h06

O Movimento dos Contadores de História da Amazônia (Mocoham) promove nesta sexta-feira (20), no Cine Líbero Luxardo, no Centur, e no sábado (21), no Museu Paraense Emílio Goeldi, o Terceiro Festival Pororoca de História, com apoio da Fundação Cultural do Pará. Thiago Rodrigues e Marluce Araújo são alguns dos convidados para a programação do Festival Pororoca. A Amazônia é um dos principais celeiros de contação de histórias, mas os autores universais, os contos clássicos e regionais também integram o roteiro dos artistas. O objetivo da programação é celebrar a data contando histórias que marcam experiências pessoais.

O evento comemora o Dia Internacional do Contador de História, celebrado em 20 de Março, e firmado pela RIC (Rede Internacional de Contadores de História), que faz o levantamento dos contadores de história no mundo.

Uma das coordenadoras e integrante do movimento dos contadores de história da Amazônia (Mocoham), Ana Selma Cunha, informa que o objetivo do projeto Pororoca de Histórias é atender as escolas públicas. “Iremos receber neste dois dias do Festival, escolas do bairro do Guamá e de Val de Cans”. O Mocoham existe desde 2011, e hoje reúne cerca de 20 integrantes voluntários. “Nossa primeira ação foi realizada no Centur, que é um grande parceiro na divulgação do trabalho dos contadores de história”, disse a coordenadora. O Terceiro Festival Pororoca de História tem entrada franca, e é voltado ao público de todas as idades.

Programação

Dia 20 de março, no Cine Líbero Luxardo, no Centur

8h30 - Guardadores da Palavra Poética ”Anabelle” e “A mãe dos Contos”

09 h Thiago Rodrigues - “Como eu vejo as coisas”

14h50 - Rosa de Versos - “Os segredos do jardim amazônico”

15 h - Marluce Araújo - ”A árvore generosa”

Dia 21, no auditório do Museu Paraense Emílio Goeldi

15 h - Trovadores da Alegria - “Baú de bem-querer: histórias em versos, de Paulo Nunes”

15h30 - SIMPIRILIM Histórias - “História do Sábio Chinês”

16 h - Contação de histórias - Quem quiser conte outra

17 h - Encerramento