Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Obras do Prêmio Dalcídio Jurandir serão entregues nesta segunda-feira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/03/2015 10h33

A programação da Semana de Aniversário de 144 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará (FCP), será aberta oficialmente em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 23, às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa. Juntamente com o evento, serão entregues os exemplares dos livros de autores vencedores da edição 2012/2013 do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura.

O edital premia obras inéditas e escritas em língua portuguesa nas categorias: conto, crônica, poesia – essas três voltadas somente para autores paraenses ou residentes no Pará há mais de cinco anos – e romance – categoria de âmbito nacional.

Em cada modalidade, uma obra é contemplada com uma tiragem de mil exemplares, além de premiação em dinheiro. A banca examinadora premia ainda uma segunda obra, em cada categoria, com Menção Honrosa. Neste caso, o escritor recebe apenas a tiragem de mil exemplares.

Outro detalhe do edital é que dos mil exemplares das obras vencedoras, 600 ficam com o autor e 400 são enviados a diversas bibliotecas paraenses pertencentes ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, possibilitando uma divulgação da literatura premiada para todo o Estado. “Estamos nos preparando para a entrega já com a próxima edição do prêmio em mente”, declara Giselle Arouck, diretora de Leitura e Informação da FCP.

A proposta é que em 2015 o edital passe a abranger novas categorias e seja mais democrático e transparente. “O edital está sendo completamente reformulado para que passe a atender e refletir essa interação que agora existe entre a Casa das Artes (antigo IAP), Curro Velho e Fundação Cultural. Esperamos divulgar estas novas regras e categorias em breve”, destaca a diretora.

No evento serão entregues os exemplares de 16 obras, correspondentes a 15 autores. O poeta Max Reis foi premiado nas duas últimas edições e recebe em mãos os livros “No Caminho das Linhas” e “Tempo de Crônicas”, os demais contemplados são:

Gabriela Amorim, com “O Velho”;
José Maria de Lima com “Ave Marajó!”;
Geovane Belo com “Pequenas Divagações no Tempo”;
Lourdes Gonçalves Furtado com “Memória de um Tempo Quase-ontem”;
Franciolys Viana com “Ojos”;
Jorge Machado com “Mater Puríssima: Histórias da festa de Conceição”;
Klefferson Loureiro Farias com “Rios Amargos. Olhares Perdidos – Fragmentos Poéticos”;
Ed Pessoato com “Aconteceu na Beira do Rio”;
Wilkler Almeida com “De Volta ao Porão – Estígmas dos Anos de Chumbo”;
José Antônio Neto com “Intervalos”;
Francisco Canindé com “Naho”;
Márcio Galvão com “Outono”;
Ailson Braga com “Ovo de Osga” e
Airton Souza com “Ser não Sendo”.

Serviço:
Entrega do prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura, nesta segunda, 23 (segunda-feira), às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa (andar térreo do Centur), juntamente com a abertura da Semana de Aniversário de 144 anos da Biblioteca Arthur Vianna. Mais informações: (91) 3202 - 4391

<