Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Festival de Contação de Histórias prossegue no Museu Goeldi

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/03/2015 20h48

“É uma forma de conduzir o aluno à cultura”. Assim a professora Maria Onete Rosa, responsável pela biblioteca da Escola Estadual Rui Paranatinga Barata, definiu, nesta sexta-feira (20), o 3º Festival Pororoca de História. “A contação de histórias já era uma atividade feita na escola. Muitos alunos gostaram, parabenizaram e gostaríamos de voltar nos próximos eventos”, disse ela, após a participação de sua classe no primeiro dia do evento.

O 3º Festival Pororoca de História, com o apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), celebra em 20 de março o Dia Internacional dos Contadores de Histórias. O primeiro dia de atividades ocorreu no Cine Líbero Luxardo, pela manhã e à tarde, com os contos “Anabelle” e “A Mãe dos Contos”, do grupo Guardadores da Palavra Poética. Também participou o contador Thiago Rodrigues, com a história “Como Eu Vejo as Coisas”.

“As histórias contadas são uma atividade fantástica, e promover a leitura é uma ação lúdica. Contação de histórias é também promover o conhecimento”, ressaltou Thiago Rodrigues. Para o festival foram convidados contadores com experiência e outros que estão iniciando neste ofício. Os contos abordam desde temas universais até os regionais, para um público que inclui crianças, jovens e adultos.

A programação prossegue neste sábado (21), no auditório do Museu Paraense Emílio Goeldi, iniciando às 15 h e encerrando às 17 h, com entrada franca. Vão se apresentar os Trovadores da Alegria, com o conto “Baú de Bem-querer: histórias em versos de Paulo Nunes”, e Simpirilim Histórias, com a “História do Sábio Chinês”. O público terá espaço aberto para contar suas histórias no momento “Quem Quiser Conte Outra”, que encerrará a programação.

Serviço: 3º Festival Pororoca de Histórias. Dia 21 (sábado), das 15 às 17 h, no auditório do Museu Paraense Emílio Goeldi – na Avenida Magalhães Barata, 376, bairro de São Braz. A entrada é franca.