Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Premiação de concurso marca abertura da programação de aniversário da Biblioteca Arthur Vianna

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/03/2015 12h01

A programação da Semana de Aniversário de 144 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará (FCP), será aberta em cerimônia oficial nesta segunda-feira, 23, às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa. Na ocasião, serão entregues os exemplares premiados da edição 2012/2013 do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura.

O poeta Max Reis foi premiado nas duas últimas edições e recebe os livros “No Caminho das Linhas” e “Tempo de Crônicas”. “O livro traz um pouco do que vivi como qualquer menino dos anos 60: empinando papagaio, jogando peteca, o colégio e a casa onde nasci. Opino sobre o consumo prejudicial do leite, a ufologia, a forma curva da natureza e outros assuntos. Procuro abordar a maioria dos temas com humor e leveza. Dizem em casa que sou uma pessoa que gosta de escrever sobre o que observa e convive. Então, tá bom assim. Os rótulos criam responsabilidades, obrigações e relacionamentos, prisões que não me atraem”, confessa Max reis, sobre a obra "Tempo de crônicas".

Já Ed Pessoato, autor de “Aconteceu na beira do rio”, relata que o livro surgiu a partir da imagem do rio, que se torna personagem em todas as histórias. "Todas as histórias possuem alguma relação com o rio. Ou seus personagens são seres do rio ou habitam o rio, ou moram próximo ao rio. E, tratando de floresta, as águas são cúmplices do emaranhado de histórias que habitam esse cenário. O rio, de uma forma ou de outra, tem cumplicidade com os relatos, as narrativas”.

O edital premia obras inéditas e escritas em língua portuguesa nas categorias: conto, crônica, poesia. Em cada modalidade, uma obra é contemplada com uma tiragem de mil exemplares, além de premiação em dinheiro. A banca examinadora premia ainda uma segunda obra, em cada categoria, com Menção Honrosa.

Os poetas premiados e suas obras:

Max Reis - “No Caminho das Linhas” e “Tempo de Crônicas”;
Gabriela Amorim - “O Velho”
José Maria de Lima - “Ave Marajó!”;
Geovane Belo - “Pequenas Divagações no Tempo”
Lourdes Gonçalves Furtado - “Memória de um Tempo Quase-ontem”;
Franciolys Viana - “Ojos”;
Jorge Machado - “Mater Puríssima: Histórias da festa de Conceição”;
Klefferson Farias - “Rios Amargos. Olhares Perdidos – Fragmentos Poéticos”;
Ed Pessoato - “Aconteceu na Beira do Rio”;
Wilkler Almeida - “De Volta ao Porão – Estígmas dos Anos de Chumbo”;
José Antônio Neto - “Intervalos”;
Francisco Canindé - “Naho”;
Márcio Galvão - “Outono”;
Ailson Braga - “Ovo de Osga” e
Airton Souza - “Ser não Sendo”

Serviço:
Entrega do prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura, nesta segunda, 23, às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa (andar térreo do Centur), juntamente com a abertura da Semana de Aniversário de 144 anos da Biblioteca Arthur Vianna.