Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Titular da Susipe apresenta novo sistema de gerenciamento de presos para secretário do Maranhão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/04/2015 09h09

O superintendente do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), André Cunha, recebeu nesta quarta-feira, 8, a visita do secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade de Oliveira, para apresentar o novo sistema de gerenciamento de presos, o Infopen Pará. O objetivo da visita do secretário do Estado vizinho foi entender o funcionamento do software para implementar o sistema no Maranhão.

O Infopen foi trazido do Estado do Espírito Santo e aprimorado para o Pará. Depois de um ano de teste e adaptações do modelo original, entrou em operação no dia 30 de março em todas as unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém. A expectativa é de que em um prazo de 60 dias todas as casas penais do Estado operem o programa.

O novo programa tem apresentado um bom desempenho. “Os resultados estão acima do esperado. Achamos que teríamos mais problemas com a migração de um sistema para outro e estávamos preparados para dar um suporte maior do que o que tem sido feito. Isso demonstra que houve uma ótima capacitação dos servidores que estão utilizando a ferramenta, já que o nível de dúvidas é pequeno, assim como o nível de problemas técnicos. Do ponto de vista técnico o serviço foi bem planejado e executado”, afirma André Cunha.

Durante a visita, Murilo Oliveira fez um passeio pelo Núcleo de Execuções Criminais, onde todos os servidores passaram por treinamento para utilizar o sistema, e ficou animado com a ideia de levar o Infopen para o Maranhão. “Achei o sistema excelente e a pretensão é de que ele seja implantado no meu Estado. Tudo dependerá, agora, dos trâmites, porque pelo que vi realmente atende a nossa necessidade”, conta.

Para que o Maranhão possa utilizar o software será necessária a liberação pelo Estado do Espírito Santo, o que já foi sinalizado positivamente para a Susipe pelo secretário da Justiça daquele Estado, Eugênio Coutinho.

Funcionamento

O Infopen-PA é um programa pelo qual é possível acessar, em tempo real, as informações quantitativas e qualitativas dos internos. Através do sistema, todos os setores da Susipe que trabalhem com dados de movimentação de internos e até mesmo acompanhem suas situações penais poderão realizar consultas através de computadores e até smartphones.

Essa melhoria na capacidade de gestão trará como consequência direta a produção de informações gerenciais, como relatórios e gráficos, que vão ajudar na administração das unidades prisionais. O novo software possibilita a visualização de todas as movimentações dos processos, permitindo a produção e impressão do controle de chamada de presos, fornecendo o controle de lotação de cada cela da unidade e outras medidas que dão maiores detalhes sobre a situação processual dos internos, bem como seu histórico dentro do sistema penitenciário.

Com o Infopen, o Pará possui um sistema que atende às exigências da lei 12.714, sancionada em 2012. A nova legislação trata do acompanhamento eletrônico da execução de penas, prisão cautelar e da medida de segurança, no qual dados e informações deverão ser mantidos e atualizados em sistema informatizado.