Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto Circuito das Artes entrega certificados e mostra resultados de oficinas em Outeiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/04/2015 19h39

A tarde de sábado, 25, foi agitada na Praia Grande, da Ilha do Outeiro, Região Metropolitana de Belém. Após semanas de oficinas em várias escolas públicas municipais e estaduais da ilha, dezenas de alunos, professores, coordenadores e instrutores envolvidos no projeto Circuito das Artes puderam mostrar o resultado de cada uma das atividades e entregar os certificados aos concluintes.

O projeto Circuito das Artes é promovido desde 2013 pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural do Pará, por meio de sua Diretoria de Interação Cultural, hoje comandada por Walter Figueiredo, profissional que trabalha há mais de vinte anos com a difusão e promoção da cultura popular.

A ação leva oficinas de malabares, dança de rua, cordão de pássaro e audiovisual, entre outras, às escolas públicas estaduais e municipais de todo o Pará.

“Estamos cumprindo um ciclo que vem acontecendo há aproximadamente três anos, em que o projeto percorreu vários distritos de Belém e também municípios do interior. Escolhemos a Ilha de Outeiro para encerrar essa etapa com chave de ouro. Tivemos quase 30 oficinas nas mais diferentes linguagens artísticas e esse trabalho se deu nas escolas municipais, nos barracões dos grupos de pássaro daqui, como forma de valorizar as manifestações locais e estimular os folguedos junto às crianças e jovens”, explica Walter Figueiredo, diretor da DIC.

A quantidade de crianças e adolescentes reunidas na Praia Grande atraiu a atenção de toda a comunidade. Os alunos puderam mostrar aos familiares e amigos os resultados de seus desenhos, grafites e números de dança. Uma das mais animadas era a pequena Wene Santos, aluna da 5ª série da Escola Municipal Pedro Demo, que nos revelou que “a oficina de desenho veio no momento certo. "A gente estava estudando desenho na matéria de artes quando chegou a oficina de desenho, isso fez com que eu aprendesse mais”.

Uma das últimas exibições da noite foi do grupo de cordão de pássaro da Escola Bosque, criado durante a recém ministrada oficina de pássaro na instituição, pela professora e Mestra de Cultura Popular Paraense na modalidade Cordão de Pássaro (premiada pelo Ministério da Cultura), Laurene Ataíde. “Após 44 anos de trabalho com cordões de pássaro, nossa preocupação é criar novos grupos, disseminando e apresentando para essa nova geração a importância e a beleza dessa arte”.