Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Semana do Encarcerado incentiva a oportunidade de trabalho para detentos e egressos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/05/2015 13h56

Até a próxima sexta-feira, 15, ocorre a Semana do Encarcerado. O evento, promovido pela Arquidiocese de Belém, Pastoral Carcerária e Prefeitura de Belém, em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) e o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), conta com palestras para detentos, compartilhamento de experiências com estudantes universitários, além de batizados de alguns presos.

O superintendente da Susipe, André Cunha, participou da abertura do evento, realizada nesta segunda-feira, 11, no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), em Belém. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira; o Juiz Cláudio Rendeiro, da 1ª Vara de Execuções Penais; além de representantes e estudantes da instituição de ensino também estiveram presentes.

Durante o evento já foi debatida a importância do trabalho para detentos e egressos. André Cunha enalteceu a assistência religiosa prestada pela pastoral e falou sobre os convênios com empresas privadas e públicas que estão dando oportunidade de trabalho para internos do sistema penitenciário.

“Nós apoiamos e incentivamos o trabalho de detentos. Atualmente temos firmados 21 convênios com empresas que ofertam 457 vagas de emprego. No total são quase dois mil detentos em atividades de trabalho em todo o Estado. Nós já avançamos, mas queremos aumentar ainda mais esses números”, disse o superintendente.

Estudante do terceiro semestre de Enfermagem na Fibra, Danilo Oliveira participou do evento e acha fundamental o debate do assunto. “Sou técnico em enfermagem e já trabalhei em vários hospitais de Belém, inclusive atendendo presos doentes. É importante percebermos que eles precisam de uma segunda chance. A sociedade precisa dessa consciência e só nós podemos mudar esse preconceito com a aquisição de conhecimento”, disse o universitário.

O coordenador da Pastoral Carcerária, diácono Ademir da Silva, explica que o objetivo da ação é relembrar os ideais da Campanha da Fraternidade de 1997. Naquele ano o tema foi "Fraternidade e encarcerados" e o lema "Cristo liberta de todas as prisões". Para ele, explicar sobre o tema com jovens universitários é a melhor maneira de mudar a mentalidade de uma geração. “Queremos garantir a dignidade moral, social e cristã da pessoa presa. Eles também precisam trabalhar para sustentar suas famílias ou acabam cometendo novos crimes. O trabalho é fundamental para a reinserção social do preso”, contou.

O Coral Timbres, formado por internos do Centro de Reeducação Feminino (CRF) e do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) fez uma pequena apresentação e encantou o público com músicas populares brasileiras. Em seguida o juiz Cláudio Rendeiro, vestido de Epaminondas Gustavo, divertiu a plateia com um show de piadas. O personagem, criado pelo magistrado, é um caboclo de São Caetano de Odivelas que fala sobre questões do judiciário de uma maneira divertida e com um sotaque típico do nordeste paraense.

Ao final do evento, o Arcebispo falou sobre a ação da Arquidiocese dentro dos presídios, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da Semana do Encarcerado, que tem resultado em bons frutos. Durante a semana serão promovidas diversas atividades como: mesas redondas na Universidade Federal do Pará (UFPA), palestras na Unidade Materno Infantil (UMI), Centro de Recuperação Feminino (CRF) e Centro de Detenção Provisório de Icoraci (CDPI) sobre a família e batizado no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC).

O evento encerra na sexta-feira, 15, com uma missa presidida às 18h pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário de Nossa de Senhora de Nazaré. Na ocasião será realizado o lançamento do Concurso de Pintura do Círio destinado à população carcerária.