Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPOSIÇÃO

Galeria Theodoro Braga, do Centur, recebe a mostra coletiva 'De Vagar'

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/07/2015 13h43

“O tempo é indivisível; o silêncio, inaudível; a intimidade não pode ser moeda de troca, a não ser sob a égide da arte”. Assim descrevem os curadores Rodrigo Barata e Adan Costa a coletiva “De Vagar”, com abertura marcada para esta terça-feira (7), às 19h, na Galeria Theodoro Braga, da Fundação Cultural do Pará. Colaboram para a elaboração da mostra os artistas visuais Melissa Barbery, Carla Evanovitch, John Fletcher, Janduari Simões, Paula Giordano, Igor Santos, César Elias, Keyla Sobral e Daniele Fonseca. Pelo menos nove destes, que moram em Belém, estarão presentes para receber o público no vernissage.

Os trabalhos seguem diversas técnicas. John Fletcher, por exemplo, apresenta o vídeo arte “Ramal”, enquanto Paula Giordano traz a fotografia “Ouvindo o Silêncio”. Alguns trabalhos são bem anteriores à montagem da coletiva, como a instalação fotográfica “Íntimogrão”, de Melissa Barbery, iniciada em dezembro de 2013. "Íntimogrão’ é uma hashtag que criei e passei a usar no Instagram, fazendo disso um projeto fotográfico que fala de relações de intimidade com as pessoas, do meu cotidiano, e que são postadas com essa hashtag”, explica Melissa. O trabalho esteve presente no Salão Arte Pará 2014 e a hashtag criada para o projeto também acabou sendo usada por outros internautas.

“Participar de exposições, para mim, é sempre uma forma de experimentar algo novo, de dialogar com o espectador. Assim aconteceu com a hashtag. Eu tinha ciência de que outras pessoas poderiam usá-la”, comenta a artista. As imagens fazem o mapeamento de uma história construída pela artista – um trabalho totalmente intimista, apesar de estar em rede –, exatamente o que buscava a curadoria da mostra.

“Os onze artistas convidados a esse vagar pelo silêncio audível, pelo tempo divisível e pela subjetividade intimamente trocada mostram que o passado não pode ser eliminado. Ele pode tanto escravizar como libertar, mas, sobretudo, nos faz pensar devagar, por entre frestas. São eles também que nos convidam a ser visitantes da saudade, dessa ausência que ecoa e escoa nosso poder de resgate e espanto”, define a dupla de curadores.

Serviço: Exposição Coletiva “De Vagar". Abertura: terça-feira (7), às 19h. Visitação até 31 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 19h, na Galeria Theodoro Braga, no subsolo da Fundação Cultural do Pará (Gentil Bittencourt, 650, Nazaré). Entrada franca.