Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Susipe ativa nova Central de Triagem Metropolitana em Santa Izabel

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/08/2015 19h03

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) ativou nesta segunda-feira (17), a nova Central de Triagem Metropolitana III (CTM III), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. A operação de transferência dos presos contou com o apoio de tropas do Comando de Missões Especiais, do Batalhão Penitenciário, da Companhia de Policiamento Fluvial, do Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários, além de um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

O CTM III tem capacidade para 316 vagas. A operação de transferência dos presos ocorreu dentro do previsto. “Fizemos a transferência de 300 presos do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I (CRPP I), para a nova unidade prisional. Deste total, 100 fizeram um rodízio entre outras duas unidades prisionais do Complexo, por isso precisamos de todo esse reforço na segurança, para garantir que toda a operação fosse realizada sem nenhuma alteração”, explicou o superintendente da Susipe, Ten Cel André Cunha.

A nova unidade prisional conta com um consultório médico, odontológico, posto de enfermagem, salas de atendimento psicológico, social e jurídico, celas de observação para presos doentes, uma cela para Pessoas Com Deficiência (PCD) e parlatório, além de alojamento para os servidores.

No CTM III, os agentes penitenciários irão realizar o monitoramento dos detentos através de passarelas em um andar superior, para garantir maior segurança contra possíveis tentativas de fugas e/ou motins. Divididos em bloco A e B, o novo centro de detenção possui ainda quatro salas de aula e dois solários, sendo um para cada bloco. A obra foi orçada em mais de R$ 4 milhões de reais, com recursos do Estado.

“Com a transferência dos detentos para o CTM III, nós iremos desativar dois pavilhões carcerários do CRPPI para acelerar as ações de reforma. Os trabalhos já começam imediatamente. O CTM III irar operar dentro da capacidade de vagas prevista”, garante o superintendente da Susipe.

Investimentos - A geração de novas vagas é uma das principais políticas da atual gestão da Susipe. A intenção é diminuir o déficit carcerário. Com a ativação do CTM III, desde 2011, já sobe para cerca de 1.700 novas vagas geradas no sistema carcerário paraense, com a ampliação do Centro de Progressão Penitenciário de Belém (CPPB), os novos alojamentos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), além da inauguração do Centro de Recuperação de Breves (CRB), das Centrais de Triagem Masculinas de Marabá (CTMM) e Santarém (CTMS) e do Módulo Semiaberto do Centro de Recuperação Regional de Bragança (CRRB). Para 2015, ainda está previsto a ativação de mais três unidades prisionais no Estado.

A meta é gerar, até o fim de 2018 um total de 6,2 mil novas vagas no sistema prisional do Pará. Atualmente, 14 unidades prisionais estão com obras iniciadas nos municípios de Abaetetuba, Marabá, Parauapebas, Paragominas, Redenção, Santa Izabel, Santarém, São Felix do Xingu, Tomé-Açu, Tucuruí e Vitória do Xingu. Os recursos, de origem federal e estadual, já representa o maior investimento estrutural em custódia de presos destinada ao sistema carcerário do Estado.

Atualmente, a Susipe dispõe de 8.061 vagas em 41 unidades prisionais no Estado, além do Núcleo de Monitoramento Eletrônico, que conta com mil tornozeleiras para presos que cumprem pena no regime aberto, prisão domiciliar ou durante saídas temporárias, na Região Metropolitana de Belém. Segundo dados do Ministério da Justiça, dos 27 Estados da Federação, o Pará ocupa a 13ª posição em população prisional no Brasil.

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 140 milhões de reais na construção de 20 novos centros de detenção no Pará. "Com a entrega dessas novas unidades prisionais até 2018, pretendemos não só zerar o déficit carcerário no Estado, como também aprimorar o trabalho de reinserção social que já vem sendo desenvolvido no sistema carcerário paraense", conclui o Ten Cel André Cunha, superintendente da Susipe.