Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJEÇÃO

Pará é destaque na primeira Mostra do Sistema Prisional Brasileiro em Santa Catarina

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/09/2015 11h56

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) participa até a quinta-feira, 17, da 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro, promovida em Florianópolis pelo Ministério da Justiça, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e governo do Estado de Santa Catarina. Além da exposição de experiências bem sucedidas em políticas laborais penitenciárias, a programação reúne seminários e conferências com a participação de autoridades, empresários e especialistas na área, reconhecidos nacional e internacionalmente, entre eles o titular da Susipe e também vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Justiça e Direitos Humanos (Consej), Tenente Coronel André Cunha. A programação prossegue nestas quarta, 16, e quinta-feira, 17, no Centro Integrado de Cultura de Florianópolis, com visitação aberta ao público.

A Mostra tem o objetivo de mostrar ao público em geral as atividades de reinserção e capacitação profissional desenvolvidas nas unidades prisionais de todo o país, além dos produtos elaborados pelo reeducandos e as empresas que oferecem oportunidades de trabalho à mão de obra carcerária brasileira. “Essa Mostra, sem dúvidas, é um evento de enorme importância para todos nós que fazemos parte do sistema prisional brasileiro, pois é a primeira vez que as 27 Federações se reúnem para apresentar suas produções e trocar experiências e ideias. Eu me surpreendi com o tamanho do evento. É realmente grandioso. O Estado de Santa Catarina está de parabéns pela organização”, ressaltou André Cunha.

O Pará chamou a atenção do público que foi conferir o primeiro dia do evento com a exposição de algumas iniciativas resultantes de projetos aplicados em casas penais do Estado. Um mix de produtos como móveis em MDF, mel produzido a partir da criação de abelhas sem ferrão e peças confeccionadas na Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) da Susipe – a primeira formada por mulheres presas no Brasil - ganharam destaque na mostra.

“Eu achei muito interessante a experiência desenvolvida com a Cooperativa de mulheres presas no Pará. No Paraná, nós enfrentamos dificuldades para garantir a comercialização dos produtos gerados nas casa penais. Temos um grande volume de produção, mas não conseguimos colocá-la no mercado por questões meramente burocráticas. Vamos trocar informações com a equipe da Susipe e tentar usar a experiência do Pará em nossos projetos”, explicou o gerente de Educação e Trabalho do Sistema Penitenciário do Estado do Paraná, Boanerges Silvestre.

Quem também se interessou por conhecer de perto o trabalho dos detentos paraenses foi o representante da Eurosocial de Portugal, Luís Couto. “Vim ao Brasil para participar da Mostra e conferir as boas iniciativas do sistema prisional brasileiro. Temos aqui experiências bem interessantes cujos modelos certamente levaremos para a Europa, como é o caso do Pará”, declarou.

“É preciso que façamos mais e façamos melhor. Os indicadores do Estado de Santa Catarina nos provam que é possível mudar o contexto atual do sistema prisional. Não precisamos ser especialistas para reconhecer que temos muito problemas e enormes desafios. O cenario é muito complexo, sim, mas temos certeza que investir em políticas de reintegração social é investir no ser humano”, declarou na abertura oficial do evento, o diretor geral do Depen, Renato De Vitto.