Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESQUISAS

Fundação Cultural do Pará realiza encontro com bolsistas da Casa das Artes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/09/2015 16h49

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, reúne desde terça-feira, 15, bolsistas que foram contemplados pelo edital de Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística da FCP. O evento chama-se SPA (Seminário de Pesquisa em Andamento) e visa reunir técnicos da Fundação, bolsistas e mediadores das mais diversas áreas artísticas para que os bolsistas apresentem suas pesquisas e possam conversar sobre o processo de criação em si.

No primeiro dia do evento oito artistas exibiram a evolução de suas pesquisas e tiraram dúvidas com os técnicos e mediadores convidados, como Valéria Andrade, ex-bolsista da Casa e Mestre em Artes Cênicas; Ivone Xavier, antropóloga; João Cirilo, servidor e arte-educador; e Sancris Santos e Gil Vieira Costa, ambos doutores em artes visuais e ex-bolsistas da instituição.

Lana Lima e Luana Peixe, ambas fotógrafas e a frente do projeto “Dentre: mulheres, plantas e imagens” estiveram presentes e concordam com a importância que tem um evento como esse. “Foi um alívio pra nós, pois percebemos que estão todos na mesma etapa. Momentos como esse são necessários para se encontrar, compartilhar”, conta Lana Lima.

Segundo Ruli Moretti, técnica em gestão cultural da Fundação, o seminário é uma oportunidade de troca sobre o processo criativo. “Independente das linguagens, cada bolsista se vale de alguns procedimentos comuns. É importante ouvir dos outros para repensar as próprias práticas”, explica a técnica.

Valéria Andrade, ex-bolsista da Casa, Mestre em Artes cênicas e mediadora convidada para o Seminário constatou a importância do evento ao assistir as apresentações dos artistas. “Já fui bolsista e sei que quando você fala (da sua pesquisa) sempre é uma chance de repensar. Como mediadora penso que a nossa participação não tem a pretensão de ser uma orientação, mas ouvir sempre dá a chance de refletir”, conclui Andrade.

Serviço: O SPA (Seminário de Pesquisa em Andamento) segue até quinta-feira, 17, de 9h às 12h e de 14hàs 17h, na Casa das Artes, que fica na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica.