Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

FCP inscreve até quinta-feira para o Prêmio Literário Dalcídio Jurandir

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/09/2015 18h54

O Prêmio Literário Dalcídio Jurandir foi criado em 10 de janeiro de 2008 como uma homenagem da Fundação Cultural do Pará (FCP) ao aniversário do autor de “Chove nos Campos de Cachoeira”, que se vivo estivesse completaria 99 anos; no ano seguinte, a entrega das obras celebrou o centenário. Sete anos depois, o concurso mantém o nome do escritor como referência da literatura paraense e inspiração para que novos autores continuem a contar histórias e tenham livros publicados. A cada edição do prêmio – que este ano chega à quinta – são 15 obras inéditas que chegam às mãos dos leitores.

“Depois de várias tentativas de tentar vencer esse importante certame literário, veio-me a ideia de selecionar alguns poemas de vários inéditos e montar um livro que estivesse apto a concorrer no Dalcídio Jurandir”, diz Airton Souza sobre "Ser Não Sendo", livro de poesias com o qual foi premiado em 2013. Como ele, muitos outros autores almejam ter uma obra selecionada, e o prazo está quase se encerrando. A edição deste ano está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, e mantém as características iniciais, premiando em oito categorias.

Para livros de Poesia, Conto, Crônica, Dramaturgia, Literatura Infanto-Juvenil e Ensaio, serão duas premiações de R$ 2 mil cada. O mesmo valor será destinado a uma obra na categoria Memorialística. Em “Romance”, serão dois premiados no valor de R$ 3 mil cada. O escritor Valdemir Costa, autor do livro “Poesias do Oráculo Maia”, tem como objetivo lançar o segundo livro pelo prêmio. “Estou pleiteando meu novo livro de poesia, ‘Elo de Rimas’. Espero ser beneficiado com o recurso e, se possível, expor o livro brevemente”, torce o escritor.

A Diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, destaca que o objetivo do concurso é valorizar as atividades literárias desenvolvidas nas diferentes regiões do território brasileiro, já que algumas categorias estão abertas a todo o país, mas em especial, o prêmio traz à tona a produção paraense. “Ele tem por objetivo dar prestígio e oportunidade aos escritores, não somente escritores da região, mas todos que estejam interessados em publicar”, explica.

A diretora também incentiva a participação de escritores do interior do Pará. “Gostaríamos que o interior tentasse a possibilidade real dessa premiação, pois além do prêmio em dinheiro, o mais importante é possibilidade de receber a chancela da Fundação nas publicações. O prêmio tem um leque bem aberto e oportuniza a todos os que estejam interessados a participar. E, como uma chamada pública, acredito que a forma de seleção se torna transparente e bastante justa”, ressalta Giselle.

Cada título premiado será publicado em formato de livro com tiragem de 600 exemplares. A metade das obras ficará com a FCP, para divulgação institucional e doação às bibliotecas públicas em todo o Pará. Os interessados em participar do concurso podem enviar o material até a próxima quinta-feira, para o endereço informado no edital. Mais informações no telefone (91) 3224-9923 ou pelo email fcpseiva.literarios@gmail.com.