Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Fasepa e Sebrae promovem curso sobre empreendedorismo para internos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/01/2015 18h42

O curso “Crescendo e Empreendendo”, que oferece noções de empreendedorismo na educação formal para jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade, foi iniciado na manhã desta terça-feira (13), no Centro de Atendimento Socioeducativo para Adolescentes em Semiliberdade (CAS), no distrito de Icoaraci. No Pará, o curso tem o diferencial de beneficiar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

A iniciativa - uma nova etapa da parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) - integra o Programa de Educação e Empreendedorismo do Sebrae. Com o apoio da Fasepa também foram capacitados técnicos de quatro unidades socioeducativas em 2014.

No CAS, oito internos participam do curso, ministrado por técnicos da Fasepa já habilitados. “É uma oportunidade de acesso ao mundo do trabalho e garantia dos direitos desses jovens. A maior parte das experiências dos meninos é no trabalho informal, e ter acesso ao planejamento e empreendedorismo é importante”, destacou Geraldo Barros, coordenador do Eixo Educação Profissional da Fasepa.

Esta é a primeira turma do curso na Fundação. A capacitação também será oferecida para internos do Centro de Internação Adolescente Masculino (Ciam), Centro Socioeducativo Feminino (Cesef) e do Centro Juvenil Masculino (CJM). Segundo a analista técnica do Sebrae, Isabelle Leite Mendes Eleres, a ação oferece novas expectativas aos adolescentes. “É uma possibilidade de proporcionar a esses jovens a inclusão social e produtiva, o despertar para o empreendedorismo e de vislumbrar atitudes empreendedoras, o que favorece o protagonismo e uma perspectiva maior de futuro no mercado de trabalho”, ressaltou a analista.

A turma do CJM concluirá o curso no próximo dia 16 (sábado). As datas de realização nas outras unidades ainda serão definidas.