Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Pianista paraense abre temporada de concertos no Theatro da Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/01/2015 11h41

O projeto Música no Museu é, hoje, a maior série de música clássica do Brasil e com incursão pelo exterior. Após dois anos, Belém foi escolhida para abrir a temporada Norte-Nordeste 2015, com o programa “Os Imortais da Música Brasileira”, que traz apresentações de Manaus (AM) a Aracaju (SE), com todos os concertos gratuitos.

A abertura 2015 será no Theatro da Paz, em Belém, nesta quinta-feira, 15, às 20 horas, com o Duo Piano-Harpa formado pela pianista paraense Maria Helena de Andrade e pela harpista carioca Maria Célia Machado, apresentando obras de Francisco Mignone e contemporâneos, incluindo o maestro paraense Waldemar Henrique, por muitos anos dedicado diretor do teatro, e considerado por Mignone como “O mais genuíno compositor brasileiro”.

Valorizando a importância histórica e artística da cidade de Belém, o Duo recorda também os nomes de dois grandes artistas: a espanhola Esmeralda Cervantes, primeira professora de harpa do conservatório de Belém; e reverencia, em especial, a figura de Carlos Gomes, famoso internacionalmente por suas óperas, e que foi convidado em 1895 para organizar e dirigir o conservatório que leva o seu nome na capital paraense.

Musicistas – A pianista Maria Helena Coelho de Souza Andrade diplomou-se no conservatório Carlos Gomes, na classe da professora Dóris Azevedo, mestra de várias gerações de pianistas. Solista e camerista em inúmeras turnês internacionais, lançou, com sucesso, diversos discos. É mestre em Música pela Escola de Música /UFRJ, com tese defendida sobre obra inédita de Francisco Mignone, que será apresentada no concerto.

Na UFRJ, exerceu o magistério e atualmente leciona nos seminários de Música Pro Arte. Maria Helena é também membro titular da Academia Brasileira de Arte, na qual ocupa a cadeira 11, e é membro correspondente da Academia Paraense de Música. 

Solista de orquestra, a harpista Maria Célia Machado formou-se sob a orientação da espanhola Léa Bach. Posteriormente, graduou-se na Escola de Música/UFRJ, onde recebeu o prêmio Medalha de Ouro. Nesta universidade, exerceu o magistério e foi eleita para o cargo de diretora. Também exerceu, por mais de duas décadas, o cargo de primeira harpa solista na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal/RJ.

Maria Célia é autora de dois projetos, ambos com apresentações no Brasil no exterior -  Orquestra Brasileira de Harpas” e “Trio d’Ambrósio” - este último ao lado da pianista Maria Helena de Andrade e do violinista Aizik Geller, que valorizou a sua pesquisa sobre o berimbau, a harpa afro-brasileira. Ela atua nesse conjunto há 15 anos, ao lado de cinco harpas francesas, violino, violoncelo, piano e percussões.

Projeto - O projeto Música no Museu, iniciado em 1997, tornou-se a maior série de música clássica do Brasil, e é reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. O projeto chega a realizar mais de 500 concertos por ano, de Norte a Sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos ao ano, além de ter uma vertente internacional.

Desde 2004, o projeto conta com o apoio das Embaixadas Brasileiras e do Departamento Cultural do Itamaraty, o que lhe permitiu fazer apresentações em cidades de Portugal, Espanha, República Tcheca, Marrocos, França, Inglaterra, Estados Unidos, Índia, Austrália e Áustria, entre outras, atendendo à proposta de levar música e músicos brasileiros para o exterior e sempre com excelentes resultados.

Música no Museu é atualmente a série que realiza o maior número de concertos mensais na cidade do Rio de Janeiro. Todos eles englobam diversos gêneros musicais, apresentando programas desde Música Antiga até a Contemporânea, com uma grande variação de intérpretes e seus respectivos instrumentos, trazendo ainda um caráter didático de formação de plateia, com muitos estudantes presentes.

Outro dado interessante é que as capas dos programas mensais são feitas por artistas plásticos, iniciativa que faz parte de um projeto futuro de montar a sala “Música no Museu”, com esses trabalhos sendo exibidos em um espaço cultural da cidade.

Nestes mais de 17 anos de atividades, o Música no Museu registra um público de 650 mil pessoas e uma mídia espontânea de milhares de registros na imprensa nacional e internacional.

Serviço: Projeto Música no Museu, quinta-feira, 15, às 20 horas, no Theatro da Paz, com o concerto Duo Piano-Harpa com Maria Helena de Andrade (paraense) e Maria Célia Machado, apresentando obras de Francisco Mignone e Waldemar Henrique, entre outros. Entrada gratuita.