Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Imetropará afere radares da Augusto Montenegro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/01/2015 15h41

Os novos radares instalados na rodovia Augusto Montenegro e nas avenidas Centenário e Laércio Barbalho passaram por aferição do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) na noite desta terça-feira, 27. A ação faz parte de uma grande operação de fiscalização dos detectores eletrônicos, destinada a verificar se estão em conformidade com as normas do Inmetro. Ao todo, 12 faixas de trânsito foram verificadas. Os radares estrarão em funcionamento após a emissão do laudo, previstos para sair em cinco dias.

A interdição das vias foi feita por etapas e iniciou às 23h, seguindo até as 5h desta quarta-feira, 28. “Esse horário foi escolhido por registrar o menor fluxo de veículos, o que minimiza o transtorno à população. Para isso, contamos com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Detran para garantir a segurança de todos os técnicos e agentes envolvidos”, explicou Manoel Pinheiro, técnico em Segurança no Trânsito da Semob e responsável pela organização da operação.

As vias precisaram ser interditadas para a aferição porque o carro-teste do Imetropará, equipado com tacógrafo, precisou passar em cada uma das faixas monitoradas pelo menos 15 vezes, com velocidades alternadas, entre 30 e 100 km/h, comparando-as aos registros feitos pelos radares. “A verificação dos radares é obrigatória e somente mediante o laudo do baseado na inspeção do Inmetro os equipamentos podem ser liberados para funcionamento”, explica o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.