Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Governo dialoga com comunidades atendidas pelo Pro Paz nos Bairros

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/02/2015 11h34

Foi iniciada nesta sexta-feira, 6, uma série de reuniões do Governo do Pará com comunidades atendidas pelo projeto Pro Paz nos Bairros, criado em 2011 com o objetivo de garantir a redução dos índices de violência e disseminar a cultura de paz por meio de um trabalho de prevenção e atividades de arte, esporte, cultura e lazer a crianças e adolescentes que moram em áreas consideradas de risco.

Nos encontros, são discutidas as novas atividades a serem ofertadas pelo projeto em 2015 e que melhorias devem ser feitas no decorrer do ano para que o atendimento seja garantido e ampliado. Estabelecer diálogo continuado com a comunidade tem sido uma das estratégias do governo quando se trata de soluções para as ações de segurança e políticas públicas nestas comunidades. Os momentos também são destinados a discussões acerca de demandas referentes à infraestrutura dos bairros.

Atualmente, o Pro Paz nos Bairros atende crianças e adolescentes entre 12 a 18 anos e oferta atividades como basquete, vôlei de quadra e de areia, futebol, handebol, tênis de mesa, natação, bem como aulas de informática, educação ambiental, iniciação musical, encenação teatral, biblioteca volante com histórias em quadrinhos, incentivo à leitura e desenho, práticas circenses, capacitação profissional e diversas modalidades de dança.

As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, e funcionam como complementação escolar, no contraturno das aulas, o que possibilita que os alunos tenham alternativas lúdicas nos períodos ociosos. Somente em 2014, foram atendidas 2.348 crianças e adolescentes. Desde 2011, início do projeto, 8.376 jovens passaram pelas atividades.

Durante a manhã desta sexta, aproximadamente 150 pessoas se reuniram no polo do projeto no bairro do Mangueirão. Além de lideranças comunitárias, participaram líderes da Pastoral da Criança, representantes comunitários, Organizações Não Governamentais (ONGs) como a Cristo Redentor, do Bairro da Cabanagem e a Santa Edwiges, do Panorama XXI, localizados no entorno do Projeto.

O governo estadual enviou como porta-vozes coordenadores do Pro Paz, representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) enviou técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro do Benguí e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do distrito de Icoaraci.

Já durante a noite, cerca de 100 pessoas se reuniram na quadra do polo do Pro Paz localizado no bairro da Sacramenta. Lideranças comunitárias, alunos, pais de alunos, arte-educadores, representantes do Pro Paz, Seduc, Segup, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também dialogaram sobre as melhorias e novas atividades a serem implementadas no polo.

A reunião na Sacramenta foi marcada por manifestações de reconhecimento popular ao projeto, que, de acordo com alunos, mudou a cara do bairro. Foi o que relatou o dançarino Kekeu Amazon (24), como artisticamente é chamado o vencedor do Concurso de Dança de Rua 2012, do programa TV Xuxa, da Rede Globo. Kekeu é arte-educador de dança no polo Sacramenta.

“Nasci e cresci na periferia e sou fruto de pojetos sociais que me ajudaram a descobrir meus talentos. O Pro Paz, além de hoje em dia ser um trabalho profissional e que me orgulho muito, é uma dessas portas que se abrem às crianças e adolescentes das comunidades e que muitas vezes não têm alternativas para se divertir, se exercitar e também descobrirem seus dons”, disse. “O mais incrível de fazer parte do Pro Paz nos Bairros é interagir as pessoas da periferia e continuar aprendendo com elas. É preciso que as pessoas saibam que dentro de projetos como este, de comunidades como estas, existem centenas de jovens precisando apenas de uma oportunidade”, reiterou.

Além de Kekeu, fazem parte do Pro Paz nos Bairros histórias como a da jovem Talita Bittencourt (21), que gosta de ser chamada de MC Talita Brooklin nas disputas de rimas em Belém. Ela, que também cursa o 8º semestre do curso superior em farmácia, integra as atividades do Pro Paz nos bairros e fez questão de se pronunciar na reunião como representante da sua classe artística.

“Estar aqui e fazer parte do Pro Paz nos Bairros representa o reconhecimento de um trabalho importante de transformação social através da arte. A arte que não está somente nos palcos, mas que também está nas ruas, desenvolvida de forma independente por pessoas de dentro das comunidades e o governo tem cumprido o seu papel de agregador desses valores artísticos por meio do Pro Paz. É uma conquista coletiva que une poder público, a sociedade e os artistas das periferias e esse não deixa de ser um processo político-social”, opinou.

De acordo com Mônica Altman, assessora técnica do Pro Paz, o são histórias como as de Kekeu, Talita e muitos outros talentos que ajudam a construir, a cada dia ações que de fato funcionam e que já tem o reconhecimento popular.

“Estamos falando de integração, que é palavra de ordem neste governo. Estamos falando de desenvolvimento humano, qualidade de vida e extensão escolar. Estamos lidando com a socialização de crianças, jovens e adolescentes dentro das comunidades que mais necessitam da presença do Estado e este papel governamental tem sido cumprido. Vamos continuar trabalhando, com a integração de diversas secretarias de Estado, para que o Pro Paz continue sendo a maior referência em políticas públicas para a infância e juventude no Pará e é por isto que estamos aqui, hoje, ouvindo a população, que é quem utiliza estes espaços” explicou a assessora.

O representante do Instituto Popular Juventude Socialista (JPJS) do bairro do Barreiro, João Ramos, citou o Pro Paz nos bairros como uma fábrica de cidadãos e de profissionais com mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho.

“Mais de 50 jovens da JPJS já frequentaram os cursos de capacitação profissional do polo da Sacramenta e muitos já estão trabalhando nas áreas em que foram capacitados. Posso citar, com muito orgulho, meu filho. Que aqui esteve e foi contratado para trabalhar numa grande empresa. Ele já começa semana que vem e está feliz da vida, assim como todos da nossa família. Nossa vinda nesta reunião foi principalmente para reiterar, em nome da comunidade do Barreiro, nosso apoio ao Pro Paz, que tanto tem feito pela nossa comunidade”, observou.

Estrutura e novas reuniões

Atualmente existem seis polos do Pro Paz nos Bairros em funcionamento na Região Metropolitana de Belém (RMB): Campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizado no bairro do Guamá; Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), no bairro da Terra Firme; Estádio Olímpico do Pará, no bairro do Mangueirão; Praça Dorothy Stang, localizada no bairro da Sacramenta; Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp), no município de Marituba e o polo do Projeto Apoena, que fica na cidade de Ananindeua. Novas reuniões acontecerão na próxima terça-feira, 10, às 10h, no polo UFPA e às 17h no polo UFRA. Já na quarta-feira, 11, a reunião com a comunidade será às 9h30 no polo Iesp. Toda a comunidade pode participar.