Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa usa a Semana de Carnaval para discutir temas sociais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/02/2015 10h49

Grávida de oito meses e internada há quatro dias na Santa Casa do Pará, Evyla Ferreira, 20 anos, foi uma das integrantes da programação do Carnaval que é oferecida pelo hospital desde a sexta-feira, 6 e que será encerrada no dia 12. Ela participou da oficina de confecção de máscaras. "Achei muito legal. É a primeira vez que fico internada e nem sabia que existia isso, passa o nosso tempo, tira o baixo astral do ambiente de hospital e ainda tem o carinho das meninas com a gente” ressaltou.

A oficina abriu a programação da semana de Carnaval, organizada pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, por meio do Comitê de Humanização, formado por servidores, residentes, gestores da Fundação, além de voluntários. A ideia é trabalhar, de forma lúdica, várias ações de interação, fazendo com que a estadia no hospital se torne mais agradável. "A humanização tem uma política Nacional, na qual o foco é oferecer uma assistência de excelência, um relacionamento tríade e aprazível entre gestores, usuários e servidores da área da Saúde. Por isso ela pauta-se na construção da troca de solidariedade, na valorização do servidor, no trabalho em equipe, na troca e construção de saberes", explica Clévia Dantas, coordenadora do Comitê e terapeuta ocupacional da Santa Casa.

Também estão sendo discutidos temas sociais, como os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis, e como evitá-las, e o uso excessivo de álcool. A voluntária e coordenadora do Grupo Humanizarte, Camila Mendes, explicou que a  confecção de máscaras foi o primeiro "grito e Carnaval" da Santa Casa.

Camila reiterou que as máscaras serão utilizadas no Baile de Carnaval, que encerrará a programação, no dia 12 de fevereiro. “Trazemos a arte no momento lúdico, onde se tira um pouco as usuárias e os acompanhantes desse viver hospitalar. O tempo que eles passam aqui e sem fazer muita coisa é muito ocioso e preocupante para elas”. De acordo com um relatório da própria instituição, um paciente passa quase oito dias internado nas dependências do hospital.

Serviço :
A programação de Carnaval terá continuidade nesta terça-feira, 10, com a Carinhoterapia, atividade lúdica na Pediatria e Nefropediatria. Para encerrar, haverá o Baile de Carnaval no dia 12. Estão programados concursos de melhor fantasia, melhor Porta Estandarte, entre outros. O Coral da Santa Casa, a Escola de Samba Império Pedreirense e as Marchinhas de carnaval com a Dj Márcia serão os responsáveis pelos temas musicais. A Santa Casa também irá receber doações de frascos para o Banco de Leite e cabelos para as escalpeladas.