Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

"Carinhoterapia" ajuda a amenizar a rotina de pacientes internados na Santa Casa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/02/2015 16h22

Um grupo de servidores da Gerência de Farmácia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará decidiu usar aproveitar os festejos do carnaval para trabalhar, de maneira lúdica, a humanização no atendimento. Fantasiados de super-heróis, eles percorreram as alas pediátrica e de Terapia Renal Substitutiva do hospital na manhã desta terça-feira, 10, para entregar os medicamentos prescritos a cada paciente e também distribuir brindes.

A ação, batizada de "Carinhoterapia", é uma estratégia do Comitê de Humanização da Fundação Santa Casa do Pará, que visa expandir o conceito de tratamento além da consulta e do atendimento tradicional, com o apoio de uma equipe multiprofissional de servidores e voluntários. "O objetivo é tornar o ambiente hospitalar mais agradável e fazer com que os pacientes respondam mais rapidamente ao tratamento", explica a terapeuta Clévia Dantas, coordenadora do Comitê.

Risaura Maria, que acompanha o filho de apenas sete anos em um tratamento renal na Santa Casa, diz que ações como essa deixam os pacientes mais motivados e ajudam a quebrar a tensão da rotina hospitalar. "Estamos aqui há sete dias e hoje, pela pprimeira vez, vi o meu filho alegre", contou a dona de casa, que é moradora do município de Castanhal.

Sueli Caxias, de Ananindeua, e que também acompanha a filha, de seis anos, em um tratamento contra o câncer, diz a que a movimentação quebrou a timidez da menina. "Ela costuma ser muito retraída, mas gostou da visita. Foi uma coisa diferente, que a gente não costuma ver por aqui", comentou. Ivete Machado, vítima de um Acidente Vascular Cerebral, até posou para fotos ao lado de servidores da Santa Casa. "Dá pra ver que ela entrou no clima da festa. Poder vê-la alegre, desse jeito, é uma das melhores recompensas que eu posso ter", declarou Sílvio Machado, irmão de Ivete.

"A aceitação dos pacientes e também dos acompanhantes é ótima. Recebemos várias manifestações de carinho, daí o nome da ação", explica Brenda Batista, gerente da Farmácia, ressaltando que o sentimento de solidariedade é o que move a equipe. “O objetivo maior é esse: levar carinho em forma de tratamento, e eu garanto que o amor que depositamos nessa ação é reciproco, o que faz com que a gente também se sinta bem melhor”, afirmou Brenda.

A programação de carnaval na Santa Casa vai prosseguir até o próximo dia 12, quando haverá um Baile de Carnaval com a participação de servidores e usuários do hospital. Estão programados concursos de melhor fantasia, melhor Porta Estandarte, apresentação do Coral da Santa Casa e da Escola de Samba Império Pedreirense, e participação de um DJ que tocará antigas e novas marchinhas de carnaval para animar os brincantes. Na ocasião, a Santa Casa também fará a coleta de frascos para o Banco de Leite e de cabelos para as vítimas de escalpelamento assistidas pela Fundação.