Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIRETRIZES

Educação para jovens que cumprem medidas socioeducativas é tema de encontro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/02/2015 19h41

Nesta terça-feira, 10, professores e técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que atuam com jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) apresentaram os resultados das atividades desenvolvidas durante o ano de 2014 na Primeira Semana Pedagógica da Escola Estadual de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa. O evento ocorreu no auditório da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa).

O objetivo foi discutir o papel da escola para a socioeducação, além de apresentar as diretrizes de ensino para os adolescentes privados de liberdade. Os professores e técnicos da rede estadual de ensino acompanharam a apresentação dos resultados obtidos nas unidades de socioeducação no ano passado e conheceram o funcionamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Carlos Gomes da Costa, que funciona na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Ananindeua (Uase) e é a primeira no Norte do país destinada exclusivamente à educação de jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação.

Para o presidente da Fasepa, Simão Bastos, a programação garante maior interação entre os todos que atuam na socioeducação, como é o caso dos servidores da Fasepa e da Seduc. “Esse é mais um movimento de imersão a todas as ações executivas da socioeducação. A ideia de estar presente e dialogar a gestão da Fasepa com esses diferentes atores que contribuem com a socioeducação será um movimento presente na nossa gestão”, declarou.

Segundo Simão Bastos, todas as demandas apresentadas pelos servidores serão discutidas no mês de março em evento que vai reunir os gestores da Fasepa e da Seduc com o objetivo de fortalecer a parceria. “Ouvir e passar a tarde aqui, sabendo como se constrói a educação no Estado dentro da Fasepa, é muito importante, porque a gente analisa os movimentos de gestão para que todas essas pautas, desafios e demandas que necessitam ser cuidadas possam ir para a mesa do secretário de educação”, finalizou.

Para a professora de artes do Centro Socioeducativo Feminino, Evana Almeida, o encontro ajuda a traçar novas metas na área da educação socioeducativa, além de apresentar o trabalho desenvolvido durante o ano passado. “Sabemos que a educação na socioeducação não é fácil. Temos que atuar no ritmo dos jovens, que nem sempre segue o ritmo do aluno de ensino regular, mas com um trabalho que chame a atenção dos jovens é possível conseguir grandes resultados”, afirmou.

Segundo a diretora da escola de socioeducação, Regina Guimarães, a expectativa é que ainda no mês de fevereiro alunos das unidades socioeducativas sejam transferidos para a escola de socioeducação para ter aulas a partir do ano letivo de 2015. “Alunos que estão matriculados em anexos que funcionam em parceria com aFasepa irão para essa escola. Esse processo começa a partir da próxima semana. Temos o desafio de construir um grande projeto de escolarização na socioeducação, pois temos que respeitar as particularidades de cada adolescente e as diferenças entre as unidades”, disse.

A Semana Pedagógica da Escola Estadual de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa segue nesta quarta-feira, 11, com os relatos dos professores e debates sobre a proposta curricular para o ano letivo de 2015.