Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Vítimas de trauma são maioria no Hospital Regional do Marajó

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/02/2015 17h17

Das 228 internações realizadas no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no mês passado, 34% foram de pacientes vítimas de trauma, principalmente com fraturas e luxações, ferimentos por arma branca e arma de fogo, e traumatismo crânio-encefálico provocado por acidentes de uma forma em geral.

Com a chegada da quadra carnavalesca, a direção do hospital alerta aos foliões para adotarem uma conduta prudente e com moderação, sem associar álcool e direção, além de evitar situações de risco ou insegurança, para reduzir os casos. O hospital presta assistência de média e alta complexidade para cerca de 270 mil habitantes dos municípios de Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Portel, além de Breves, que fazem parte do 8° Centro Regional de Saúde (CRS). 

Segundo o diretor técnico do HRPM, André Noronha, somente no setor de urgência/emergência foram realizados 372 atendimentos. “Aqui oferecemos atendimento seguro, de qualidade e humanizado. Mas é necessário a população se acercar de cuidados no seu dia a dia, para evitar todos os tipos de acidentes, especialmente de trânsito, ou envolvimento em casos de violência. Vamos aproveitar o carnaval com saúde e paz”, ressaltou o médico.

Ele informou, ainda, que o HRPM realizou 184 cirurgias eletivas (cirurgias agendadas e sem risco de morte) e de urgência e emergência, sendo 79 de traumato-ortopedia, 72 cirurgia geral, 25 obstetrícia, oito oftalmológica, além dos 25 partos efetivados (entre normal e cesáreas).

André Noronha ainda revelou que depois dos casos de trauma, o atendimento mais comum é de abdomem agudo, destacando-se os inflamatórios; pneumopatias, sendo a pneumonia com maior número de casos; cardiopatias, com a insuficiência cardíaca em primeiro lugar; e as neuropatias, tendo o acidente cardio-vascular cerebral a maior incidência.

Os encaminhamentos para atendimento no HRPM são referenciados pela Central Regional de Regulação, onde os usuários recebem atendimento nas mais diversas especialidades e disposição de 70 leitos.

A população atendida pelo HRPM tem à disposição: clínicas integradas, com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, clínica médica, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos. O hospital oferece também centro cirúrgico e obstétrico, com três salas cirúrgicas, uma para reanimação, um ambiente de pós-operatório e uma sala pré-operatório. O usuário ainda dispõe de uma unidade de ambulatório com cinco consultórios, agilizando o atendimento.

Serviço:
O Hospital Regional do Marajó dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18 horas. O hospital está localizado na avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.