Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Mais 43 médicos concluem residência na Santa Casa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/02/2015 11h13

A Santa Casa, na condição de Hospital de Ensino e Pesquisa, promove nesta segunda-feira (23), às 19h, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, cerimônia de formatura da 36ª turma de residentes em medicina, com títulos de especialização. Na última sexta-feira, uma celebração religiosa reuniu parte dos concluintes. No total, são 43 formandos, especializados em diversas áreas da saúde, como anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, clínica médica, ginecologia/ obstetrícia, hepatologia e pediatria.

Diego Feio, médico que concluiu a residência na área de clínica médica, está prestes a encerrar o período de dois anos como estudante, observando profissionais e também atuando na área. Ele considera que a Santa Casa foi um local de aprendizado diante da complexidade dos casos atendidos e analisados. “A Santa Casa foi, na verdade, uma casa para todos nós. Aqui, aprendemos a ser médico de verdade. Aqui também dei continuidade aos estudos nos seis anos de graduação”, disse.

O programa de residência médica da Santa Casa tem duração de dois a três anos. A fundação dispõe de um departamento específico para orientar os residentes, que é o Conselho de Residência Médica (Coreme). Além disso, há preceptores em cada área, para avaliar a evolução dos residentes e passar conhecimentos, por meio da prática diária.

Outra concluinte é Bianca Garcia, que fez residência na área de pediatria. “Escolhi a Santa Casa porque já conhecia o serviço da instituição e sabia que era um serviço muito bom, que abrange o Pará e alguns Estados do Norte e até do Nordeste. A Santa Casa é referência, e há diversos casos aqui, do mais simples aos mais complexos”, analisou Bianca, que se graduou pela Universidade Federal do Pará (UFPA).