Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Imetropará promove curso de capacitação para agentes fiscais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/03/2015 14h22

De 02 a 06 de março, o Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) estará promovendo um curso de capacitação para agentes fiscais da área de Verificação da Conformidade. Durante o treinamento, voltado para atuação no Registro de Empresas de extintores de incêndio, reformadoras de pneus e descontaminadores de equipamentos para transporte de produtos perigosos, os alunos recebem orientações sobre procedimentos de verificação e inspeção, que os habilita a exercer as fiscalizações. Esse treinamento faz parte do projeto de Gestão das Qualificações das Equipes do Imetropará.

Durante a abertura do curso, o presidente do Imetropará, Jorge Rezende, reforçou a importância da capacitação. "O que faz a diferença no serviço público é a qualificação daqueles que têm a missão de trabalhar pelo cidadão. E essa é uma nova oportunidade para que esses agentes se aprimorem ainda mais e prestem um serviço ainda melhor à sociedade paraense", comentou.

Na manhã desta terça-feira, 03, os agentes participaram de uma aula prática para acompanhamento em empresa de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio. O local escolhido foi a empresa Mais Extintores, localizada na Estrada do Tapanã, em Belém, onde eles verificaram de perto todo o processo de manutenção dos dispositivos de combate.

Segundo Jorge Alan, participante do curso, capacitações como essa são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor. "Precisamos intensificar nossas fiscalizações para monitorar esse mercado. Acredito que é fundamental treinarmos constantemente nossas equipes, para nos mantermos atualizados sobre o que acontece nos setores em que atuamos", declarou.

Durante o treinamento foram apresentados os diversos tipos de extintores que estão no mercado, as portarias que envolvem a fiscalização, como são feitas as inspeções técnicas, manutenção, registro, formas cabíveis de autuação, e também foi exibida a página do Inmetro na internet onde é possível conferir uma lista das empresas registradas para a manutenção desses equipamentos.