Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM A SÃO JOSÉ

Dia do Artesão é comemorado com missa no Coliseu das Artes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/03/2015 20h23

Dezenas de pessoas participaram, na noite de quinta-feira (19), da missa em homenagem a São José, padroeiro dos artesãos, realizada no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto. A missa foi celebrada pelo padre Adailson, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Organizada pela própria Paróquia, em parceria com o Espaço São José Liberto, a missa já é tradição no dia dedicado ao santo. Até o ano passado, a celebração acontecia na Capela de São José, mas devido ao aumento do número de participantes, este ano pela primeira vez o evento foi realizado no anfiteatro Coliseu das Artes. Os fiéis saíram da Paróquia, na Rua Cesário Alvim, e chegaram ao São José Liberto em procissão, carregando a imagem do santo em um andor enfeitado de lírios.

Para a gerente de Eventos do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Carmen Macedo, a missa é uma forma de integrar a comunidade ao espaço onde funciona o Polo Joalheiro. “Além de São José ser padroeiro do espaço, ele também é padroeiro dos artesãos. Como se comemora hoje também o Dia dos Artesãos, achamos muito especial que a missa fosse realizada no Coliseu das Artes, na Casa do Artesão”, ressaltou Carmen Macedo.

Muitos artesãos, ourives, designers, lapidários e demais profissionais que integram o Programa Polo Joalheiro do Pará e têm seu ofício ligado ao Espaço São José Liberto, também são devotos do santo. Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto, disse que receber a comunidade para celebrar São José em seu dia é uma grande satisfação para todos que trabalham no espaço ou fazem parte do programa.  

Exposição - Da programação em homenagem ao Dia do Artesão também consta a exposição “A Artes dos Mestres”, aberta à visitação até a próxima segunda-feira (23), no hall do Parque Shopping Belém – na Avenida Augusto Montenegro -, das 10 às 22 h, de segunda a sábado, e das 14 às 22 h, aos domingos.

A mostra reúne o trabalho de 26 profissionais que comercializam seus produtos na Casa do Artesão, no Espaço Sçao José Liberto, mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e pelo Igama (Instituto de Gemas e Joias da Amazônia), que promovem a exposição em parceria com o Parque Shopping.