Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE VOCAL

IECG realiza programação pelo Dia Mundial da Voz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/04/2015 11h30

O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) participa das comemorações pelo Dia Mundial da Voz com a realização de uma palestra da fonoaudióloga Márcia Salomão, que vai falar sobre a saúde vocal para os profissionais da voz. O encontro será nesta quinta-feira (16), às18h, na sala Éttore Bosio. Os alunos que quiserem participar da palestra devem fazer a inscrição na secretaria do Bacharelado em Música, que funciona no prédio do IECG.

Márcia Salomão é fonoaudióloga formada pelo Instituto Henry Dunant, no Rio de Janeiro. Desde fevereiro de 1981 reside em Belém, onde atua como Fonoaudióloga Clínica. É especialista em Motricidade Humana pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e foi uma das fundadoras do curso de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia (Unama), primeiro curso de graduação da região Norte nessa área.

A fonoaudióloga lecionou durante 17 anos a disciplina Métodos Clínico-terapêuticos dos Distúrbios da Voz no curso de Fonoaudiologia da Unama. Atuou também no antigo Conservatório Carlos Gomes, onde foi professora por seis anos da disciplina Anatomo-fisiologia do aparelho fonador, no curso de Bacharelado em Música. Atualmente é fonoaudióloga da TV Liberal - Afiliada da Rede Globo de Televisão.

Tem livros publicados, entre eles, "Clínica Fonoaudiológica Vocal", editado pela Revinter. É autora das cartilhas: "Ambiente Saudável para o Telejornalista", editada pela TV Liberal; "Aprenda Como Melhor Produzir e Preservar a sua Voz" e "Saúde Vocal do Professor", editada pela Secretaria de Educação do Estado do Pará.

Este ano, para marcar o Dia Mundial da Voz, haverá em várias partes do mundo uma programação musical. Por isso, ao final da palestra de Márcia Salomão para os alunos e professores do IECG, haverá uma apresentação da cantora lírica Madalena Jorge Aliverti, que irá interpretar "Ave Maria", do compositor francês Charles Gounod. Madalena será acompanhada ao violão pelo músico Edir Paiva.

As comemorações pelo Dia Mundial da Voz ocorrerão em diversas capitais do Brasil com o objetivo de disseminar a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida e assim prevenir doenças vocais.

Serviço:
Palestra: Saúde Vocal para Profissionais da Voz
Local: Sala Ettore Bosio
Dia: 16 de Abril
Hora: 18h
Inscrições no Bacharelado em Música do IECG - Av Gentil Bittencourt, 977