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Hospital Regional do Marajó promove capacitação para funcionários

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/04/2015 17h07

Na primeira quinzena de abril, a direção do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, promoveu ciclo de capacitação para melhorar cada vez mais o desempenho e os resultados dos indicadores. A ação teve o apoio do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra o hospital. As consultoras Lúcia Poletti e Maria Luiza Neiva promoveram os treinamentos. O evento teve a participação de 89 funcionários.

A programação incluiu capacitação referente à educação permanente, no auditório do hospital, com a finalidade de rever e implantar novos procedimentos no Núcleo de Educação Permanente, visando à elaboração de estratégias de capacitação continuada aos 350 funcionários do hospital, com foco no desenvolvimento de competências e na busca do atendimento integral e humanizado aos cerca de 270 mil usuários dos serviços que fazem parte do 8° Centro Regional de Saúde (CRS), que é composto pelos municípios de Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Portel e Breves.

Foi ofertado ainda treinamento sobre a gestão em humanização, visando esclarecer sobre a política de humanização do hospital, estimulando posturas de organização coletiva e participação ativa dos gestores, colaboradores, usuários e comunidade. Também na programação esteve a capacitação em “Direitos e deveres trabalhistas”, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre a aplicação da legislação trabalhista, trabalho em equipe e padronização dos processos, evidenciando o papel do líder frente à legislação vigente e a maior efetividade dos processos.

Para o supervisor do Serviço de Higiene e Limpeza/ Serviço de Processamento de Roupa (SHL/SPR), Gercivaldo Barbosa, o assunto relacionado às ações do Núcleo de Educação Permanente vai contribuir diretamente para o fortalecimento e implantação de novos processos relacionados aos treinamentos, promovendo maior interação e padronização entre os setores. “Assim vamos trabalhar de uma só forma e em um só modelo. Este treinamento foi de grande importância para a condução das ações, focando em melhorias e, principalmente, para o processo de Acreditação”, ressaltou.

Da mesma forma, a responsável pelo Núcleo de Gestão da Qualidade, Leila Soares, definiu a iniciativa como de extrema importância, principalmente para os profissionais que compõem o Comitê de Humanização, pois possibilitará uma atuação mais adequada, além de fortalecer as diretrizes preconizadas pelo Programa Nacional de Humanização (PNH). “Assim vamos viabilizar um maior acolhimento aos nossos colaboradores, usuários e a comunidade”, observou.

Sobre a capacitação de “Direitos e deveres trabalhistas”, a assistente administrativa do Departamento de Pessoal, Gleuciane dos Santos, afirmou que foi bastante esclarecedora. “Conseguimos esclarecer dúvidas referente aos nossos direitos e deveres frente à legislação, para desenvolvermos um melhor trabalho ainda, na área do DP”, afirmou, observando que esses treinamentos são essenciais para que os processos sejam gerados de forma padronizada para que todos possam entender um pouco mais das leis trabalhistas.

Para o diretor executivo do hospital, Thiarle Dassi, a capacitação foi de suma importância para melhorar cada vez mais a oferta de serviços do hospital. “O resultado prático dessas ações, reflete diretamente na melhoria do ambiente de trabalho e na maior qualidade e humanização da assistência, visto que o conhecimento é uma ferramenta fundamental para o processo de Acreditação, que estamos almejando”, disse.