Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM

Ação Cidadania marca o Dia do Defensor Público em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/05/2015 17h07

Uma ação conjunta entre a Defensoria Pública, a Fundação Pro Paz e as secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Saúde Pública (Sespa), Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), levou centenas de pessoas à praça Batista Campos, em Belém, na manhã deste sábado, 16, para comemorar o Dia do Defensor Público. 

A ação de cidadania garantiu ao público que compareceu à praça serviços como emissão de documentos e atendimentos jurídico, de saúde e estética. Ao todo, de 8h até as 14h, foram entregues 400 Identidades, 300 Carteiras de Trabalho, além de 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento, fotografias 3x4 e orientações jurídicas por meio da Unidade Móvel da Defensoria Pública.

Serviços como vacinação contra hepatites virais e testes rápidos de HIV também foram ofertados ao público, estimado pela organização em aproximadamente 2.500 pessoas.

A ação contou ainda com o apoio da Prefeitura de Belém, da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e do Instituto Embelleze, que disponibilizou serviços de corte e maquiagem gratuitos aos participantes.

Entre os serviços oferecidos pela Fundação Pro Paz, a maior procura foi por documentação. A estudante Gisele Monteiro, 18 anos, aproveitou a ação para providenciar sua primeira carteira de trabalho. “Quero começar a procurar por emprego e para isso precisava da carteira de trabalho. Essa ação foi muito importante pra me ajudar nisso. O atendimento foi rápido e já estou saindo daqui com a minha carteira”, contou.

A dona de casa Elisângela Rocha, 38, ficou sabendo sobre a ação de cidadania pela TV e veio de Ananindeua para garantir a segunda via da sua identificação civil. "Eu ainda usava a minha carteira de identidade com o nome de solteira, o que me atrapalhava na hora de fazer compras com o meu cartão de crédito, por exemplo. A ação me ajudou a resolver este problema de forma rápida e efetiva. Espero que o governo do Estado promova mais ações como esta, que beneficiam muita gente”.

“Essa parceria da Fundação Pro Paz com a Defensoria Pública já acontece há cinco anos. Nossa equipe veio se somar a outros parceiros para enriquecer este evento e a ação foi um sucesso. Prova disso foi o público que compareceu à Praça Batista Campos. Isto mostra o comprometimento do governo do Pará em garantir serviços de qualidade para a população”, destacou Vagno Ramos, coordenador do Pro Paz Cidadania, responsável por articular as ações de cidadania do Executivo Estadual.

Ações no Interior

Simultaneamente à ação realizada na capital, outra Ação de Cidadania atendeu a população do município de Baião, durante o Encontro de Comunidades Quilombolas. A programação foi realizada na escola Polo Vila Umarizal e ofereceu serviços de emissão de identidade, carteiras de trabalho, 1ª e 2ª vias de certidão de nascimento, fotografias 3x4 e atendimento jurídico por meio da Defensoria Pública.

Nos dias 18 e 19 de maio, outra ação acontecerá no município de Bujaru, em homenagem à festividade de Santa Rita de Cássia. O evento será realizado na Paróquia São Joaquim, de 8h as 14h, onde serão disponibilizados os mesmos serviços.