Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERATIVIDADE

Imetropará lança campanha no Facebook sobre acidentes de consumo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/05/2015 11h10

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) lança nessa terça-feira, 19, uma campanha sobre acidentes de consumo, para identificar produtos e serviços que oferecem riscos à saúde ou segurança das pessoas. O objetivo é divulgar através da Fanpage do órgão, no Facebook, o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidente de Consumo (Sinmac) e incentivar os relatos, visando aprimorar os critérios de avaliação e subsidiar estudos que serão feitos pelo Inmetro nos próximos anos.

Para isso, o Imetropará convida a população a conhecer o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidente de Consumo (Sinmac) - um banco de dados alimentado por relatos de consumidores que sofreram algum tipo de acidente de consumo - e a fazer os registros no sistema. “Um acidente de consumo acontece quando um produto ou serviço prestado provoca danos ao consumidor, mesmo quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso do fornecedor. Essa lesão pode ser causada por um defeito do produto, pela falta de instrução adequada ou ainda por informações incorretas em relação ao seu uso”, destaca Jorge Rezende, presidente do Imetropará.

A partir dos registros de acidentes feitos pela população junto ao Sinmac são implementadas ações como a criação de novos regulamentos técnicos, programas de avaliação da conformidade compulsórios e campanhas de orientação, entre outras. 

O consumidor pode participar da campanha pela Internet. Basta acessar o perfil facebook.com/imetropara para saber mais sobre o Sinmac, entender o que é um acidente de consumo, quais são os produtos regulamentados, dicas de segurança, curiosidades ou enviar um relato sobre acidente de consumo que tenha sofrido.

Sobre o Sinmac – O Inmetro monitora os acidentes de consumo em um banco de dados, por meio dos relatos de consumidores feitos por intermédio do site institucional. O Sinmac disponibiliza relatórios e dados estatísticos de acidentes de consumo registrados no país, com detalhes sobre cada caso, com filtros por tipo e classe de produto e estado. Atualmente, eletrodomésticos, utensílios domésticos, produtos infantis e embalagens lideram o ranking de acidentes de consumo.