Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENERGIA

Imetropará destaca a importância da luz no Dia Mundial da Metrologia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/05/2015 14h37

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), promove nesta sexta-feira, 22, a palestra "Importância da Metrologia e a Luz", durante a realização do Café do Conhecimento, programação que acontece às 8h30, na Sala de Ensino a Distância (EAD), no prédio-sede do órgão, em alusão ao Dia Mundial da Metrologia, comemorado em 20 de maio. O evento é destinado à todos os calaboradores do Imetropará e inclui uma visita guiada ao Laboratório de Medidores de Energia Elétrica. 

A data marca também faz referência à escolha de 2015 como o Ano Internacional da Luz, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde. O Dia Mundial é Metrologia é organizado anualmente pelo BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) em parceria com a Organização Internacional de Metrologia Legal, e as atividades a ele relacionadas ocorrem em mais de 80 países.

“Esse tipo de ação global pretende sensibilizar os cidadãos para a importância da ciência da luz e das tecnologias óticas no quotidiano, no futuro e no desenvolvimento da sociedade”, destaca o presidente do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), Jorge Rezende. Ainda este ano, o Inmetro participará de eventos relacionados ao Ano Internacional da Luz, como a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em julho, na cidade de São Carlos (SP), e terá como tema “Luz, Ciência e Ação”.

Dia Mundial da Metrologia

Em 20 de maio de 1875, dezessete países (incluindo Portugal) assinaram a Convenção do Metro em Paris, estipulando as bases de medição no mundo com o Sistema Internacional de unidades (SI). 

Este ano, o tema do Dia Mundial da Metrologia é “As Medições e a Luz”. Em Portugal realizam-se colóquios, workshops e visitas gratuitas ao Laboratório Nacional de Metrologia e ao Museu de Metrologia do IPQ.

Até dezembro, atividades em todo o mundo vão envolver cientistas, setor privado e instituições educacionais, entre outros, para revelar o potencial das tecnologias ópticas na solução de desafios globais nas áreas de energia, educação, agricultura e saúde.

<