Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FUNDAÇÃO PRO PAZ

Alunos do Proerd encerram semestre de atividades em Tucuruí

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/05/2015 16h59

Alunos de vinte turmas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Manuel Carlos Silva, Gumercindo Gomes Pereira e Mariana Leão Dias, localizadas no município de Tucuruí, na Região do Lago, encerraram, nesta quarta-feira, 27, com grande festa o primeiro semestre de atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar (PM) e que tem como um dos principais apoiadores, em todo o Estado, a Fundação Pro Paz.

A formatura de 560 alunos aconteceu na quadra da Escola Municipal Maria Odinéia Leite Caminha, e reuniu autoridades da PM, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação, Exército Brasileiro, Pro Paz - representado pela Coordenadora do Pro Paz Integrado (PPl), Eugênia Fonseca, instrutores, pais e alunos.

Para a Cabo PM Karla Rute Santos, que é instrutora do Proerd de Tucuruí há quatro anos, e atual responsável por treinar outros instrutores, falou da emoção de participar da nova formatura. "Já formamos, com essa turma, aproximadamente seis mil jovens só no município, mas temos instrutores em Breu Branco, Pacajá, Novo Repartimento e Tailândia. Esses jovens passaram por um curso de três meses, uma hora por semana, que mostra boas práticas de cidadania e noções de como se manter longe das drogas", explicou a PM Karla Rute.

Ana Cleide Cardias, 33, doméstica moradora do bairro Nova Conquista, em Tucuruí, é mãe de dois alunos, Alerrandro, 12, e Alerran, 11, que se formaram nesta última turma. Para ela, o Proerd é um projeto fundamental para que seus filhos sejam pessoas de bem. "A gente vive em uma sociedade que sempre nos mostra bons e maus caminhos. Só depende da gente escolher qual quer trilhar. Eu sou muito agradecida à PM por nos mostrar um caminho bom em que nossos filhos possam andar", declarou.

Os alunos Jamile Lopes da Silva, Breno Cruz Mesquita e Emilly dos Santos Araújo receberam seus certificados das mãos dos diretores de suas escolas representando a totalidade dos alunos. A formatura foi encerrada com a entrada do mascote Léo.

Prevenção - O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), implantado pela Polícia de Los Angeles em 1983, com o objetivo de atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes. Atualmente, está presente em 64 países. No Pará, foi iniciado em 2003 e em parceria com o Pro Paz já formou mais de 1.200 crianças, do 5° ao 7° ano, de escolas públicas localizadas na Região Metropolitana de Belém (RMB) e interior do Pará. As novas atividades do programa em Tucuruí e nos outros municípios do Pará iniciam na primeira semana de agosto.