Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
XXVIII FIMUPA

Tocado, Falado & Riscado: o mundo lusófono em espetáculo no TP

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/06/2015 12h55

Música, literatura, teatro e desenho juntos em um belo espetáculo. “Como Nasceram As Estrelas - Tocado, Falado & Riscado” será uma das atrações da programação do Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa 2015) desta terça-feira, 9, e traz o grupo português Toy Ensemble para uma apresentação no Theatro da Paz, às 20h30.

O espetáculo tem como ponto de partida a obra “Como Nasceram As Estrelas - Doze Lendas Brasileiras”, da escritora brasileira Clarice Lispector. A peça foi criada pelo compositor português Fernando Lapa, que com muita criatividade e originalidade criou um espetáculo que mistura no palco o melhor do mundo lusófono, reunindo música, literatura, teatro e desenho. A obra “Como Nasceram As Estrelas - Doze Lendas Brasileiras”, foi escrita em 1977 e editada pela primeira vez em 1987.

A proposta da apresentação é despertar a curiosidade e a imaginação do público. A peça apresenta um texto com uma série de narrativas curtas e divertidas, que dedicam cada mês do ano a diferentes personagens do folclore brasileiro, como saci pererê, curupira, iara, uirapuru, Pedro Malasartes, curumim e negrinho do pastoreio. E o ponto de partida para essa viagem pelo mundo fantástico é a obra de Clarice Lispector, uma das mais importantes escritores do século XX.

A apresentação é do grupo português Toy Ensemble, que busca divulgar a cultura lusófona, nas diferentes vertentes - música, literatura e artes visuais. As obras abordadas pertencem ao universo literário e musical contemporâneo, articulando as performances com recursos visuais.

Na apresentação, o ator António Durães dá voz e expressão aos textos, enquanto o Toy Ensemble interpreta a música e Paulo Patrício ilustra, ao vivo, os sons e as palavras. O espetáculo teve a sua estreia no Grande Auditório do Conservatório de Música do Porto, em março de 2013, com lotação esgotada nos quatro dias de apresentação, traduzidas para o português e francês, com narração de Francis Brosseron.

Fazem parte do grupo Jed Barahal (violoncelo), Christina Margotto (piano), Marco Pereira (flauta), Ricardo Alves (clarinete), David Lloyd (violino) e Paulo Costa (percussão). Juntam-se a eles, no palco, o ator António Durães e o ilustrador Paulo Patrício, que produz com ilustrações ao vivo, desenhadas em computador, e projetadas numa tela.

Quinteto de Porto Alegre

Outra atração desta terça-feira será o Quinteto de Porto Alegre. Formado em 2013, o grupo surgiu partir do encontro de cinco jovens premiados no cenário da música instrumental, integrantes da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA): Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Tiago Linck (trompete), Israel Oliveira (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Wilthon Matos (tuba).

Premiados como solistas de sucesso nacional e internacional, o Quinteto Porto Alegre reúne trajetórias e atuações singulares de seus componentes em prestigiosas orquestras nacionais e internacionais, como a Orquestra Filarmônica de Israel, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Jovem das Américas e a Sinfónica de la Juventud Venezolana Simón Bolivar, entre outras.

O compromisso do grupo, como eles mesmos fazem questão de reforçar, é buscar o mais elevado nível artístico em suas apresentações, divulgar obras de compositores nacionais e contribuir para a difusão da música escrita originalmente para quinteto de metais, com base em um repertório formado por obras originais da literatura para metais e transcrições, expandindo-se desde a Renascença até as mais recentes criações do século XXI.

A programação do Festival Internacional de Música do Pará se estende até 14 de junho, ocupando diversos espaços da cidade como o Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique, Igreja de Santo Alexandre, Catedral Metropolitana de Belém e Tábuas de Maré. Este ano o festival celebra os 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes, que é a terceira instituição de ensino musical mais antiga do país. Ao todo serão mais de 40 apresentações artísticas e 50 oficinas musicais.

O XXVIII Fimupa foi um dos 25 projetos culturais selecionados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em todo o país e está entre os oito eventos musicais contemplados pela instituição em cinco regiões brasileiras. Além do BNDES, o Festival também tem patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará), que a partir de investimentos na área de responsabilidade social tem proporcionado a promoção da cultura paraense.

Serviço: 

Espetáculo “Como Nasceram As Estrelas - Tocado, Falado & Riscado”. 
Local: Theatro da Paz
Dia: dia 9, terça-feira
Hora: 20h30

Quinteto de Porto Alegre
Local: Teatro Waldemar Henrique
Dia: dia 10, quarta-feira
Hora: 19h
Entrada Franca