Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Crianças homenageiam maestro Carlos Gomes no Festival de Música

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/06/2015 16h59

Para homenagear o mais importante compositor de ópera brasileiro e mais importante compositor operístico das Américas, também reconhecido como um dos mestres da ópera romântica, o ilustre Maestro Carlos Gomes, as crianças do Coral Infantil Itacy Silva, da Fundação Carlos Gomes farão uma bela apresentação cantando o Hino do Conservatório Carlos Gomes, que conta a vida do grande maestro. A apresentação será nesta quinta-feira, às 19h, na Catedral Metropolitana de Belém e faz parte da programação do XXVIII Festival Internacional de Música do Pará, que está sendo realizado de 7 a 14 de junho, em sete espaços da capital paraense.

Além da homenagem, o Coral cantará outras músicas, com um repertório bem eclético, que vai desde músicas eruditas até as mais populares, com a temática da família. O repertório conta com composições de Tom Jobim e Semente do Amanhã, de Gonzaguinha.

“Para a atual formação do Coral tive a proposta de fazer um resgate da família, partindo da ideia que essa é a maior responsável pela formação das crianças. Então, escolhemos as músicas do repertório como uma forma de valorização da família”, conta o regente do Coral, professor Eduardo Nascimento. “Preparamos uma bela apresentação para homenagear Carlos Gomes, que foi um dos grandes músicos brasileiros e o primeiro diretor do Conservatório, que em sua homenagem também leva seu nome”, explica o regente do Coro.

O ilustre maestro Carlos Gomes teve carreira de destaque na Europa e foi o primeiro brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro Alla Scala, na Itália. O Hino do Conservatório Carlos Gomes é de autoria do Maestro Domingues Brandão, com arranjo de Serguei Firsanova.

O Coral Infantil Itacy é formado por 32 alunos da Instituição. Mas o Coral já existe há 12 anos e, durante esse tempo mais de mil crianças já participaram do Coral Itacy. O nome do grupo é uma homenagem à Itacy Silva, experiente e ilustre professora que musicalizou a maioria dos professores da Instituição, inclusive o atual regente Eduardo Nascimento.

Programação - Outra atração do Festival nesta quinta-feira será a apresentação da solista paraense Adriane Queiroz, ex-aluna do IECG, que hoje é uma soprano de carreira internacional. Ela cantará ao lado do pianista Paulo José de Campos Melo. A apresentação, que também contará com a participação especial de Renée Geesing será na Igreja Santo Alexandre, às 18h.

A programação do Fimupa prossegue até o próximo domingo, 14. Entre as atrações estão o solista Eric Vloeimans, trompetista renomado de um dos maiores centros de Jazz da Europa, que fica em Rotterdam, na Holanda. O Valerius Ensemble se apresentará também com o solista, em um repertório especial. O Ensemble Paris, com professores do Conservatório Darius Milhaud, apresentará repertório com música de autores franceses e o maestro holandês Jacob Slagter regendo a grande Orquestra do XXVIII Fimupa.

Já entre as atrações nacionais o destaque é para o Quinteto Villa-Lobos (sopros), o Quarteto Bessler (cordas), o Duo Pilger-Rincón e os maestros Tim Rescala, Marcelo Jardim e Paulo Aragão. Também estão como convidados do Festival o guitarrista Nelson Faria, um dos maiores músicos brasileiros nesse instrumento; o pianista, arranjador e compositor Hamleto Stamato e o maestro Jorge Antunes, um dos precursores da música eletroacústica no Brasil, que faz palestra para os alunos do Bacharelado em Música do IECG.

O XXVIII Festival Internacional de Música do Pará é uma realização do Governo do Estado por meio da Fundação Carlos Gomes com patrocínio do BNDES e Banpará, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Quem desejar mais detalhes sobre a programação pode acessar o site www.fimupa.com.br.

Serviço

XXVIII Festival de Música do Pará- Fimupa 2015
Apresentação do Coro Infantil Itacy Silva
Dia: 11 de junho, quinta-feira
Hora: 19h
Local: Catedral Metropolitana de Belém
Site: www.fimupa.com.br
Entrada gratuita