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MOBILIDADE URBANA

Governo debate com a sociedade projeto do BRT Metropolitano, que integrará a Grande Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/06/2015 11h35

O Governo do Pará realiza, nesta quinta-feira, 18, mais uma audiência pública para tratar da infraestrutura do BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano, a partir das 17h30, no auditório do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp). Os debates abertos ao público iniciaram na quarta-feira, 17, pelo município de Ananindeua, com a participação de mais de 500 pessoas no auditório do Seminário São Pio X.

O projeto de mobilidade urbana do Governo do Estado, o Ação Metrópole, que é executado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), irá integrar os municípios da Grande Belém. O BRT Metropolitano ampliará a atual oferta de transporte de 11 mil passageiros nos horários de pico por sentido, para 24 mil passageiros. Somando todas as obras de mobilidade urbana espalhadas pela RMB, o Governo do Estado investe quase um bilhão de reais no projeto.

“A Grande Belém será integrada através do transporte público coletivo de qualidade, o BRT Metropolitano, e a população terá mais qualidade de vida. Com a implantação do projeto, saindo de Marituba, as pessoas vão poder chegar até o centro de Belém em aproximadamente 40 minutos, ou seja, o tempo será reduzido em até 50%”, detalhou o diretor geral do NGTM, Cesar Meira, durante a primeira audiência.

As reuniões objetivam a participação da sociedade em geral e têm por finalidade: recolher subsídios e informações para o processo decisório do NGTM; propiciar aos agentes e usuários a possibilidade de encaminhamento de seus pleitos, opiniões e sugestões e, identificar da forma mais ampla possível, todos os aspectos relevantes à matéria objeto da audiência.

O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, destacou a união de esforços para a realização de obras públicas que beneficiam a população. “Se houver interesse, competência e vontade de fazer, as coisas acontecem e, assim, estamos conseguindo realizar obras, como a Avenida Independência, Elevado Ananin, o prolongamento da João Paulo II e o BRT Metropolitano”, frisou.

Estrutura

Localizado junto ao Terminal Ananindeua, o Viaduto Ananindeua atravessará a Rodovia BR-316 e terá quatro pétalas, possibilitando todos os retornos no local, tanto para os ônibus quanto para os veículos particulares. O terminal possibilitará a conexão deste aos conjuntos Cidade Nova e seu entorno, através da Rua Ananin, que está sendo preparada pela prefeitura de Ananindeua, e do viaduto, além de facilitar a ligação entre as áreas ao sul da BR-316, como o conjunto Julia Seffer e Aurá, à Cidade Nova.

Situadas no canteiro central da Rodovia BR-316, ao longo de todos os 10,7km do BRT Metropolitano, as faixas exclusivas para os ônibus serão construídas em concreto e serão separadas do tráfego geral. Além disso, semáforos inteligentes permitirão que os ônibus do BRT Metropolitano tenham prioridade nos cruzamentos e passem menos tempo parados no sinal vermelho.

Ao longo das faixas exclusivas para o BRT serão localizadas 26 estações de passageiros na Rodovia BR-316, sendo 13 para cada sentido. O acesso às estações será feito através de passarelas (com rampas e escadas) ou travessias semaforizadas. Nessas estações haverá venda de passagem e a validação do cartão de embarque, operação atualmente feita dentro dos ônibus. Além disso, serão instalados bicicletários próximos às passarelas para possibilitar que os ciclistas também utilizem o BRT como parte de suas viagens.

Ao longo do projeto serão implantadas calçadas e ciclovias arborizadas em ambos os lados da rodovia, o que permitirá que os pedestres e ciclistas circulem com segurança e conforto. As estações possuirão painéis eletrônicos informativos. Além disso, essas estações terão plataformas elevadas para permitir o embarque e desembarque dos ônibus em nível, garantindo que o passageiro utilize o BRT de forma segura e confortável, considerando todos os requisitos de acessibilidade espacial para portadores de necessidades especiais.

Terminais

O ponto inicial do BRT será o Terminal Marituba, localizado no km 10,7 da Rodovia BR-316, próximo à Alça Viária, e permitirá a integração das linhas alimentadoras que vêm de Marituba ao BRT. O terminal será composto por duas plataformas, sendo uma para as linhas troncais e outra para as linhas alimentadoras, área de expansão e de estocagem, praça e estacionamento para motos, veículos e bicicletas, possibilitando a integração desses usuários.

Nesse terminal serão ofertados serviços como o “Navega Pará”, que oferece acesso gratuito à internet, e a “Estação Cidadania”, onde seus usuários terão acesso a órgãos públicos e demais serviços sem ter que se deslocar até o Centro de Belém.

Já em Ananindeua, o terminal será localizado no km 6,5 da Rodovia BR-316, em frente à sede campestre da AABB. Será o principal ponto de integração das linhas alimentadoras de Ananindeua ao BRT. Esse terminal contará com acessos através de passagens subterrâneas para as linhas troncais, três plataformas para as linhas troncais e alimentadoras, área de expansão e de estocagem, estacionamento para motos e veículos e bicicletas, acesso ao Navega Pará, praça e outra unidade da “Estação Cidadania”.

O projeto executivo do BRT Metropolitano está em fase final de elaboração e será concluído no final de julho, quando será lançado o edital de licitação para execução da obra, que deve durar de 90 a 120 dias, aproximadamente. Assim, entre os meses de outubro e novembro será proclamada a empresa vencedora do certame, que em seguida assinará o contrato e iniciará a obra. De acordo com este cronograma, o BRT Metropolitano ficará pronto em 2017. 

Serviço:
Audiência pública sobre o BRT Metropolitano no município de Marituba
Data: 18 de junho, quinta-feira às 18h30
Local: Auditório do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp) - Rod.BR 316, km 13, sem número