Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Programação junina reúne internos do CSEM e familiares

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/06/2015 12h33

O Centro Socioeducativo Masculino (CSEM), espaço administrado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), reuniu nesta quarta-feira, 24, um grupo de 26 internos e seus familiares para a tradicional programação junina, que integrou ainda a equipe de profissionais que atuam na unidade.

Hoje com 17 anos, Fábio* cumpre medida socioeducativa de internação há oito meses, e apesar de lamentar estar pagando pelas consequências do seu ato desta forma, reconhece o quanto esta aprendendo com a equipe da unidade. “Eu queria estar em outro lugar, mas tenho que entender que no momento, estar aqui é melhor pra mim. Eu fiz várias coisas e participei de tudo que você tá vendo aqui, e é muito bacana quando as pessoas elogiam o teu trabalho”, revela o adolescente, indicando com o dedo a decoração que ajudou a criar.

A cultura junina já fazia parte da vida desses adolescentes em suas comunidades de origem, por isso a equipe do CSEM busca resgatar essa tradição para passar referências positivas que os auxiliem na reconstrução de seus projetos de vida”, defende a gestora do CSEM, Amanda Loureiro.

A programação contou com as brincadeiras e iguarias típicas da quadra junina, além da participação do grupo de dança Roceiros da Colônia, de Marituba. Para o socioeducador Menaen Oliveira, atividades como essa são uma excelente forma de promover a integração e criar uma relação de respeito mútuo entre eles e os profissionais que atuam no socioatendimento. "Eles têm tudo para se tornarem cidadãos conscientes, basta receberem a orientação adequada para isso. E a preparação para a festa junina é uma atividade em que trabalhamos justamente a capacidade deles de assumir um compromisso para alcançar seus objetivos”, comentou.

Dos 32 adolescentes atendidos no CSEM atualmente, a maioria são oriundos de municípios do interior do estado.