Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Jucepa promove encontro que debate o registro de empresas no Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/06/2015 19h50

Cerca de 70% do total de empresas registradas no Pará são formalizadas, atualmente, nas Unidades Desconcentradas da Junta Comercial do Pará (Jucepa), espalhadas nos principais polos do território paraense. Nesta segunda-feira (29), a Jucepa fez a abertura oficial do VIII Encontro do Registro Mercantil com as Unidades Desconcentradas e Avaliação da Gestão, no auditório Adalberto Acatuassu Nunes, no prédio sede. O evento é uma iniciativa da Diretoria do Registro Mercantil, por meio da Assessoria Regional, e vai até sexta-feira, 3 de julho.

O encontro com as unidades se iniciou com a palestra sobre o Sistema Integrador Pará – Adequações ao Cadastro, com a participação ativa dos servidores lotados no interior do Estado. A programação também conta com palestras sobre protocolo web, certidão web e via única, além de discussões e mesas redondas sobre procedimentos administrativos, constituições de cooperativa, livros e balanço, entre outras. Atualmente, a Jucepa tem 17 Unidades Desconcentradas nos principais polos do interior do Estado.

Segundo a Diretoria do Registro Mercantil, no primeiro trimestre deste ano foram constituídas 2.589 empresas no Pará. Entre os destaques, está a Região do Carajás (Canaã dos Carajás Marabá e Parauapebas), com 420 desses registros. O desempenho das Unidades Desconcentradas continua forte, sendo responsável por 68,98% das constituições do Estado no primeiro trimestre. A acessibilidade aos serviços para o usuário, que abrangem vários municípios circunscritos, facilita e agiliza as aberturas de empresas nos principais polos de integração regional.