Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Servidores do NAC são voluntários em projeto de verão dos bombeiros

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/07/2015 19h14

Cerca de 100 crianças do Distrito de Icoaraci e da Ilha de Outeiro, em Belém, que integram o Programa Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros Militar, tiveram uma sexta-feira diferente. Eles participaram do primeiro dia de ações do projeto de verão, que vai atender mais de 1,5 mil crianças em doze municípios do Estado durante o mês de julho.

Servidores do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), da Casa Civil, participaram voluntariamente do evento, no Clube dos Oficiais, em Outeiro, nesta sexta. Durante a manhã, as crianças e adolescentes tiveram um momento de acolhimento com oração, atividade em grupo e um lanche. “Gosto muito de participar de projetos tão bonitos como esse desenvolvido pelos bombeiros. É um trabalho fundamental para mudar a vida desses jovens e formar cidadãos com integridade”, disse Marina Bendelack, servidora do NAC, que junto com Luiza Chaves, estiveram na abertura do projeto.

Além da equipe técnica, que participará voluntariamente durante todo o mês de julho em vários balneários, o NAC também forneceu água, biscoito e bebidas que serão distribuídos aos participantes. A ação, que já ocorre há quatro anos durante o verão, conta com uma programação especial. Pelo turno da tarde os alunos vão para as praias e lá fazem atividades lúdicas e demonstração de primeiros-socorros, além de abordagem aos veranistas para distribuição de pulseiras de identificação de crianças e orientações em geral. A ação é em Outeiro e vai até o próximo domingo (5).

Leandro Miranda, 10 anos, estava empolgado com a programação e feliz em participar do evento durante as férias. Desde o início do ano no projeto, ele conta que aprendeu muitas coisas novas. “Aprendi como prestar os primeiros-socorros e tantas coisas que nem sei por onde começar. É muito incrível participar do projeto”, disse.

Mudanças – As melhorias que também são sentidas pelos pais dos alunos. A dona de casa Rita Ataíde disse que a filha, Rítaly, de 10 anos, mudou bastante depois de começar a frequentar as aulas. “Ela era muito retraída e só queria saber de ficar no computador. Agora ela fez amizades e até já gosta de esportes. Estou muito feliz em ver que ela melhorou muito e vai aprender coisas que vai levar para o resto da vida”, revela.

“O projeto de verão surgiu porque percebemos que os nossos alunos ficavam muito ociosos durante o mês de julho. Esse ano vamos focar em Mosqueiro, Salinópolis e Outeiro, onde há maior fluxo de veranistas. Serão 63 ações nessas férias e, inclusive, simultaneamente em cinco praias”, contou o coordenador do PEV, major Elias Rocha.

A universitária Vitória Pena, 19 anos, há cinco meses é voluntária no programa. Segundo ela, uma experiência única e enriquecedora. “É fantástico participar ajudando todas essas crianças. Na verdade eu aprendo muito mais que ensino. Tem sido fundamental para a minha formação também”, contou a jovem. O projeto de verão ocorre durante todo o mês de julho, atendendo crianças de Mosqueiro, Abaetetuba, Salinópolis, Santa Izabel do Pará, Tucuruí, Breves, Curralinho, São Miguel do Guamá, Capanema, Bragança, Outeiro e Cametá.

O Programa Escola da Vida é desenvolvido com crianças e adolescentes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social na faixa etária de 10 a 15 anos de idade, com frequência regular à escola, voltado para a prevenção ao uso de drogas, da violência e criminalidade através de atividades socioeducativas, culturais e desportivas.

O objetivo é reduzir a evasão escolar, além de fortalecer a os vínculos familiares e comunitários. O programa tamém trabalha a disciplina, a convivência em grupo e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O primeiro polo foi no quartel do 1º GBM, na Cremação, em 1993. Hoje o programa atende 2.630 crianças distribuídas em 20 polos pelo Estado. Durante os 22 anos de existência, cerca de 16 mil crianças já passaram pelo programa.