Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Imetropará inicia Operação Verão na região do Salgado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/07/2015 14h48

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) iniciou nesta segunda-feira, 6, a Operação Verão em centros comerciais da região do Salgado, nordeste paraense. A ação visa verificar a conformidade de produtos pré-medidos comercializados nesta época do ano, conferir se as bombas de combustível e balanças estão funcionando corretamente, além de confirmar se a verificação anual foi realizada. A operação segue até o final do mês.

“Por conta do período de férias há um aumento de consumo, principalmente por parte dos turistas. Então, é necessário que se intensifique a fiscalização desses produtos”, explicou o diretor técnico do Imetropará, Olintho Azevedo.

Segundo o presidente do Instituto, Jorge Rezende, o consumidor pode curtir suas férias tranquilamente, pois o Imetropará está atento para garantir os direitos da sociedade. “Nossos fiscais verificarão se esses produtos estão de acordo com a legislação e não apresentam risco à saúde e à segurança do consumidor. No caso das bombas de combustível e balanças, é obrigatória a presença do selo de verificação do Inmetro”, afirmou Rezende.

Caso sejam encontradas irregularidades, os estabelecimentos terão até dez dias para apresentar defesa, e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei. Já os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Imetropará pelo número 0800 280 1919, de segunda a sexta-feira, de 8h as 14h.