Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUCEPA

VIII Encontro do Registro Mercantil reúne Unidades Desconcentradas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/07/2015 15h30

Durante toda a última semana, a Junta Comercial do Estado do Pará promoveu o VIII Encontro do Registro Mercantil com as Unidades Desconcentradas e Avaliação da Gestão, no auditório Adalberto Acatuassú Nunes, do prédio sede da Jucepa. O evento foi uma iniciativa da Diretoria do Registro Mercantil (DRM), por meio da Assessoria Regional.

De acordo com os números da DRM, a Jucepa registrou 10.373 empresas em 2014. Deste total, somaram 7.194 as constituições nas Unidades da Jucepa no estado do Pará. Além de Belém (com 3.179 registros), as Unidades Desconcentradas do interior que mais constituíram empresas no mesmo período foram Marabá (1.081) e Santarém (870). Quase 70% do total de empresas registradas foram constituidas por intermédio das Unidades Desconcentradas do interior. 

Entre os temas discutidos no Encontro estiveram o “Sistema Integrador Pará - Adequações ao Cadastro", Protocolo Web, Certidão Web e Via Única, mesas redondas sobre Procedimentos Administrativos; constituições de cooperativas, livros e balanço, entre outros. Atualmente, a Jucepa possui 17 Unidades Desconcentradas nos principais polos do Estado.

O servidor Gilson Félix Bógea, da Unidade de Marabá, avaliou positivamente o Encontro do Registro Mercantil com as Unidades, principalmente em relação ao Sistema Integrador. "Tivemos a oportunidade de saber como é feito o procedimento interno e também a parte do Cadastro, em que deveremos dar mais atenção à análise, e a partir daí levar esses conhecimentos para o nosso município”.

Servidor da Unidade de Santárem, o servidor Enok Corrêa Rêgo, considerou bastante esclarecedora a palestra sobre o Sistema Integrador. "Esse é o nosso foco, pois o próprio usuário ainda encontra dificuldades. Todos os temas do Encontro foram muito bem detalhados. As Unidades estão aumentando no estado e precisam de todo o suporte da Assessoria Regional que atua na sede da Jucepa”, defendeu.

A servidora da Unidade de Bragança, Ana Débora Ramos Silva, também considerou o Encontro bastante proveitoso. “As novidades sobre o Sistema Integrador vieram para somar como o Protocolo web. Além disso, pude adquirir mais conhecimento sobre cooperativas. Ainda tenho muito a conhecer, mas estas ações só contribuíram para o aperfeiçoamento e a integração das ações da Junta Comercial no Pará”.

2015 - No primeiro trimestre deste ano foram constituídas 2.589 empresas. Entre os destaques, está a Região do Carajás (que abrange Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas), com 420 empresas constituídas. Nesse período, o desempenho das UDs foi responsável por 68,98% das constituições feitas no Estado. A acessibilidade aos serviços prestados ao usuário por intermédio das unidades da Jucepa, que compreendem vários municípios circunscritos, facilita a abertura de empresas nos principais polos de integração regional. Ao todo, foram 1.786 empresas constituídas por meio das UDs no primeiro trimestre de 2015.

A Jucepa está cuidando dos preparativos para a implantação, no segundo semestre do ano, da primeira unidade em Breves, na região do Marajó, que abrangerá 16 municípios.

<