Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Representantes de associações comunitárias recebem certificados de curso

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/07/2015 16h58

Na manhã desta segunda-feira (6), representantes de organizações sociais receberam o certificado de capacitação do Programa Direito e Cidadania (Pdec) e os kits com livros que serão distribuídos para crianças e adolescentes nas comunidades. O curso, que ocorreu nos dias 12 e 13 de maio, foi uma iniciativa do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), da Casa Civil, em parceria com o Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social.

Izabel Chaves foi uma das 35 pessoas que receberam o certificado. Ela é presidente do Centro Comunitário 13 de Janeiro, que atende cerca de 250 famílias no bairro Tenoné, em Belém. Izabel, que também é responsável pela Fundação das Mulheres Independentes do Pará, diz que o curso foi fundamental para complementar o trabalho desenvolvido por ela. “Tudo que aprendemos já estamos repassando para a comunidade no Tenoné. São doze voluntários, que trabalham com muito amor para ajudar todas as pessoas necessitadas”, disse.

A presidente da Associação Cultural Social de Esporte e Lazer (Acsel), Rosalina da Silva Conceição, também gostou de receber os kits com livros. A Acsel atende a comunidade carente da Sacramenta, em Belém. Ela conta que já conseguiu por em prática o que aprendeu. “Os dois dias de curso foram maravilhosos, e aprendi a importância de melhorar o relacionamento em grupo e que nunca é tarde para aprender. Que todos juntos podemos fazer algo muito grande e importante para a comunidade”, frisou.

Assistência – Durante a cerimônia de entrega dos certificados e kits de livros, a assessora de planejamento do NAC, Meive Piacesi, explicou que o curso foi apenas o ponto de partida para que o trabalho desenvolvido em áreas carentes possa melhorar. “Buscamos trabalhar com grupos que desenvolvem um trabalho sério em prol de melhoria para os mais carentes. Faremos novos eventos para que todos possam trocar experiências e ajudar um ao outro”, explicou.

O Programa Direito e Cidadania, do Núcleo Paulus de Formação, oferece a qualificação e o aprimoramento do trabalho já desenvolvido nas comunidades em situação de vulnerabilidade. É voltado ao estímulo da convivência social e ao protagonismo de crianças e adolescentes. As atividades compreendem desde a mobilização até a capacitação dos agentes sociais, além da entrega de um kit de livros pedagógicos, que será distribuído nas comunidades.

Bombeiros do Programa Escola da Vida, que participaram do curso, também receberem os certificados e os kits. “Esse foi o primeiro curso oferecido em articulação com o NAC. Queremos garantir a qualificação desses educadores sociais, que podem multiplicar conhecimento nas mais diversas comunidades”, explicou a diretora geral do NAC, Daniele Khayat.

O Núcleo de Articulação e Cidadania, criado pela Lei Estadual nº 8.096, de 1º de janeiro de 2015, é vinculado à Casa Civil da Governadoria e tem por finalidade articular e estimular parceria entre os três setores da sociedade civil, visando o desenvolvimento de ações integradas de combate às desigualdades sociais baseadas na responsabilidade social e voluntariado e no atendimento de situações emergenciais à população em situação de vulnerabilidade social.