Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Pro Paz intensifica ações de cidadania durante o mês de julho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/07/2015 12h08

Esta semana, diversos municípios paraenses receberão ações de cidadania do governo estadual, que reúnem serviços de emissão de documentos e atendimento jurídico à população. A programação é coordenada pela Fundação Pro Paz e tem a parceria da Defensoria Pública e das secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Nestas terça, 14, e quarta-feira, 15, a ação foi levada à Ilha de Outeiro; e de segunda-feira, 13, a sábado, 18, ao município de Altamira. No final da semana, os serviços tambem serão ofertados no município de Tracuateua, nordeste do Estado.

Em Outeiro, a estrutura da ação foi montada na Escola Estadual do Outeiro, que fica na Rua Manoel Barata, s/n. O balanço inicial mostra que a média de emissões diárias é de 100 carteiras de identidade, 100 carteiras de trabalho, além das fotos 3x4 e dos atendimentos jurídicos. Na segunda ação, que está sendo realizada na Escola Estadual Professora Dairce Pedrosa, localizada na rua Balduíno Costa, em Altamira, estão sendo ofertadas carteiras de identidade e de trabalho, 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento, fotos 3x4 e assessoria jurídica. Quase 400 pessoas foram atendidas diariamente em ambas as ações.

André Tavares, 41 anos, aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via da carteira de trabalho. “Eu tinha que renovar esse documento e não encontrava tempo para isto. É ótimo para a população que estas ações do Pro Paz sejam ofertadas em um mês como julho, quando as pessoas tem mais tempo pra resolver essas pendências. Espero que estes serviços sempre aconteçam aqui na Ilha”, afirmou.

“Até hoje, ainda não havia tirado a minha carteira de identidade. Aproveitei a ação aqui em outeiro para providenciar minha carteira, já que estou de férias da escola. O serviço foi bem rápido. Saio daqui satisfeita com esse serviço", contou Daniele Bonifácio, 16 anos.

José Carlos, 42 anos, morador de Jacareacanga, também aproveitou a ação em Altamira para retirar a carteira de trabalho. “Esta ação do Pro Paz aqui no município veio em boa hora pra mim, assim como a maioria da população. Como a programação vai durar uns dias, muita gente vai poder aproveitar os serviços ofertados pelo governo”, afirmou.

Para o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, a ideia é que cada vez mais sejam intensificados os trabalhos de cidadania nos municípios paraenses. “A nossa meta é levar essas ações às mais diferentes localidades no mês de julho, exatamente para suprir a necessidade da população e ampliar a atuação do governo. Ver o reconhecimento e a satisfação da sociedade é o melhor termômetro do nosso trabalho”. Outro município que receberá, ainda esta semana, a mesma frente de serviços, é Tracuateua, entre os dias 17 e 19 de julho.