Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO

Imetropará e Corpo de Bombeiros firmam parceria para a prevenção de acidentes durante o veraneio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/07/2015 11h55

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) firmou parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e com a Defesa Civil Estadual para promover ações educativas e de orientação no município de Salinópolis. Neste terceiro final de semana do veraneio, as atividades serão desenvolvidas em dois períodos. Pela manhã, os trabalhos ficarão concentrados na praia do Atalaia, ao lado da barraca da Defesa Civil. No local, as crianças poderão participar de jogos educativos, além de receberem pulseiras de identificação. Já pela noite, as ações se concentram principalmente na orla da praia do Maçarico, onde também serão distribuídos materiais informativos de acordo com cada faixa etária.

A partir da parceria firmada com o Corpo de Bombeiros, os agentes de educação do Imetropará vão trabalhar com a prevenção de acidentes junto a crianças e adultos na praia do Atalaia e orla do Maçarico. De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Pará, Coronel Nahum Fernandes da Silva, um dos focos dessa operação conjunta é a prevenção de acidentes. “Nosso trabalho é o de alertar, orientar e tentar prevenir as situações de risco para evitar acidentes”, destacou.

Para o presidente do Imetropará, Jorge Rezende, as atividades lúdicas sobre acidentes de consumo são muito importantes. “Buscamos chamar atenção das crianças e adultos para as situações do dia-a-dia que podem colocar em risco a nossa saúde, mas que também podem ser prevenidas. No caso das crianças, em específico, um dos cuidados que os pais devem ter é o de nunca comprar produtos sem selo do Inmetro”, disse.

O Coronel Adailton Souza, da Defesa Civil, avalia que a melhor forma de evitar acidentes é trabalhar com a prevenção. "E isso feito de forma lúdica acaba sendo melhor absorvido pelas crianças”, ressaltou.

Fiscalização – O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) também mantém, paralelamente, operações de fiscalização nos centros comerciais da região do Salgado, para verificar a conformidade de produtos pré-medidos comercializados nesta época do ano, conferir se as bombas de combustível e balanças estão funcionando corretamente, além de confirmar se a verificação anual foi realizada. A programação segue até o final do mês.

Caso sejam detectadas irregularidades, os estabelecimentos tem até dez dias para apresentar defesa e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei. Já os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Imetropará pelo número 0800 280 1919, de segunda a sexta-feira, das 8h à 14h.